terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barqueiros o primeiro Centro Escolar de Barcelos




Amanhã não perca!

Suplemento especial sobre o primeiro Centro Escolar de Barcelos.
Fique a saber toda a história do Agrupamento de Escolas Abel Varzim.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"Prato Delícia" a bom preço

Um espaço acolhedor, familiar e com comida caseira é assim que se define o restaurante ‘Prato Delícia’, que abriu há apenas um mês na Travessa das Granjas, em Esporões. A iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’ realizou-se, ontem, naquele novo espaço ao som de Carlos Ribeiro e sua banda.


Com experiência no ramo, um dos sócios, Paulo Costa, trabalhou na zona da Catalunha, em Espanha, e decidiu regressar a Portugal, abrindo um negócio próprio. “Lá a comida é muito diferente daqui. Até agora, não me posso queixar do negócio, está dentro das minhas expectativas e as pessoas vão conhecendo aos poucos a casa e acabam por aparecer com frequência”, referiu aquele responsável.

Paulo queria apostar no take away, mas ao mesmo tempo ter um espaço de restaurante. “O espaço é pequeno, mas a ideia é que seja assim, mais acolhedor”, confessou o sócio-gerente.
Na casa, o prato de eleição é mesmo o churrasco misto e o frango. “O frango assado, o churrasco misto, a costelinha e os pratos do dia que são sempre muito variados são os mais pedidos”, informou.

Neste momento, o restaurante tem take away e os clientes podem fazer as encomendas pelo telefone 253271126.

Num futuro próximo, Paulo Costa está mesmo a pensar em fazer entregas ao domicílio, mas será um assunto a tratar com o outro sócio, mediante o que acontecer nos próximos tempos.

Por enquanto, e a pensar nos tempos de crise, no ‘Prato Delícia’ pode encontrar o menu económico a 3.50 euros, que inclui o prato, a bebida e o pão e o menu do dia a 5.50 euros, que já é mais elaborado e bem mais recheado. “Nesta zona há muitas empresas e temos que pensar nas pessoas que têm que almoçar todos os dias fora. Temos que prestar um serviço eficaz e rápido e, ao mesmo tempo, a comida tem que ser caseira e os preços muito acessíveis”, defendeu o empresário.


Na cozinha, Adelaide Costa trata da comida caseira. “A boa patanisca com o arroz de feijão vermelho, a vitela estufada com puré e o strogonoff de peru são os pratos que temos hoje (ontem)”, contou, em directo, para a rádio ‘Antena Minho’, a cozinheira, referindo ainda o tão “afamado” frango no churrasco, que já tem atraído muitos clientes. O segredo está mesmo no molho especial. “Tem tido muita saída e as pessoas dizem que é um espectáculo”, contou a ‘dona’ da cozinha, evidenciando o facto do churrasco misto contar com frango, costelinha, tiras de bacon, chouriça assada e ananás.

Mas para além do churrasco, o bacalhau com broa, sobretudo confeccionado ao domingo, também é muito apreciado.

Clientes gostam da relação qualidade/preço

Numa das mesas do restaurante estava a almoçar José Carlos, o arquitecto da casa. “A comida é muito boa, estilo caseirinho. É muito agradável para quem tem que almoçar fora todos os dias e com pratos económicos muito bem servidos”, atirou.

Numa outra mesa, José Apresentação e a mãe Maria dos Anjos estavam a almoçar, pela primeira vez, no ‘Prato Delícia’. “Li no jornal ‘Correio do Minho’, porque sou um leitor diário, tal como sou um ouvinte da rádio ‘Antena Minho’ e decidi vir experimentar”, contou aquele cliente, que estava a saborear as pataniscas com o arroz de feijão. “Está óptimo”, assegurou.

Mário Costa estava, por sua vez, a apreciar o churrasco e, porque estava “muito bom”, vai “regressar de certeza”. Também José Peixoto partilhou da mesma opinião. Cliente do ‘Prato Delícia’ pela primeira vez, José Peixoto gostou, para além da comida, do espaço acolhedor e familiar. “Aqui está-se bem”, confessou.

Carlos Ribeiro prepara novo trabalho

A boa disposição e música com uma pitada de malícia, tão típica das desgarradas, foram os ingredientes que se juntaram ao almoço, de ontem, no restaurante ‘Prato Delícia’, na freguesia de Esporões.


O cantor Carlos Ribeiro e alguns elementos da sua banda cantaram e encantaram os clientes do restaurante, que abriu as portas a mais uma iniciativa do ‘Venha almoçar connosco’, promovido pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.

Desde Setembro, Carlos Ribeiro apostou num novo projecto e, neste momento, já tem 14 espectáculos marcados, estando muitos outros prestes a ser definidos. “Esta nova equipa conta com 10 elementos, para além da equipa técnica, o produtor Michel Xavier e a editora Cassenorte”, informou o cantor, anunciando que já está a trabalhar no próximo trabalho, sempre com originais, para ser lançado no próximo ano.

Por entre uma desgarrada e a interpretação dos temas ‘Não há dinheiro’ e ‘Sou português emigrante’, Carlos Ribeiro lá foi contando um pouco do percurso profissional.

A cantar desde 1987

O artista começou a cantar ao desafio em 1987 e em 1991 gravou o primeiro trabalho disco- gráfico, que chegou a triplatina, com o tema ‘Português Emigrante’, na qual fazia dupla com a cantora Maria Celeste.

A partir de 2008, o artista mudou de editora e, no ano seguinte, lançou o primeiro DVD ao vivo, gravado em Paris. Este trabalho, que inclui os temas ‘Joelhos ao chão’, ‘Português Emigrante ao vivo’ e ‘Choupana velha’, foi um sucesso.

Em finais de Junho de 2011, a dupla Carlos Ribeiro e Maria Celeste lançou o segundo trabalho de originais intitulado ‘Virgem Santa, Mãe de Deus’, com destaque para os temas ‘Virgem Santa, Mãe de Deus’, ‘Não há dinheiro’ e ‘A noite de farra’.

Michel Xavier é o produtor da banda e, quando lhe foi feito o convite para integrar este projecto, conseguiu “juntar os melhores nas diversas áreas”, assegurou o produtor, garantindo que em palco, os fãs vão ter oportunidade de ver e ouvir um espectáculo diferente do habitual.
O primeiro concerto da banda está já agendado para 26 de Dezembro, em Penafiel.

A mais jovem do grupo, Vanessa Teixeira tem apenas 15 anos e canta à desgarrada de fazer inveja a muitos. “Já nasceu comigo. É preciso muito improviso, por- que tenho que pegar sempre na última frase para dar resposta”, contou a jovem, admitindo que “é preciso pensar muito rápido”.
Também Mário Ribeiro, um dos elementos da banda que marcou presença, ontem, no restaurante ‘Prato Delícia’, admitiu que está a gostar desta nova experiência. “Já toco concertina há muitos anos, porque tenho muitos familiares que tocam. Neste momento, dou aulas e tenho uma oficina de reparação de concertinas em Ribeirão, Famalicão”, contou o jovem.

Entretanto, está a ser preparado o novo site da banda, estando previsto estar disponível daqui a um mês.

Por enquanto, os fãs e os interessados podem saber muito mais sobre o trabalho do cantor e da sua banda, bem como marcar espectáculos e concertos através do facebook de ‘Carlos Ribeiro Desgarradas’ ou pelo número 963062370.

24-11-2011 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco

Restaurante Prato Delícia

Convidado: Carlos Ribeiro

Antena Minho - Podcast Player

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"El Gaucho" deslumbra pela comida e pelas vistas

É na bonita vila da Póvoa de Lanhoso que encontramos o restaurante ‘El Gaucho’, um espaço com uma localização privilegiada, uma vez que se situa no topo de um edifício com 11 andares e que deslumbra os clientes com uma estonteante panorâmica sobre a região.


Foi no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, n.º 207 - 11.º andar, que ontem decorreu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ e à rádio ‘Antena Minho’ juntou-se o grupos ‘Sons do Minho’.

Caracterizado por um ambiente familiar e bastante acolhedor, o restaurante ‘El Gaucho’ conta, desde Agosto, com nova gerência. É desde essa altura que José Rocha e o filho, Daniel Rocha, são proprietários do espaço.

Além da sala de refeições, o ‘El Gaucho’ dispõe de uma magnífica esplanada no varandim, que foi bastante utilizada neste Verão e que também vai ser aproveitada no Inverno.

José Rocha revelou que brevemente vai tapar a esplanada para que seja possível também ali servir refeições.

Este será um espaço onde os clientes poderão desfrutar de umas vistas ainda mais deslumbrantes sobre a região, mas a ideia passa também por criar um espaço mais reservado que poderá ser utilizado, por exemplo, em jantares de grupo — revelou o empresário José Rocha.

‘Bife à El Gaucho’ é o prato mais famoso

A cozinha do ‘El Gaucho’ está entregue à chefe Cristina Fernandes, que os clientes descrevem como “uma cozinheira de mão cheia”.

A iguaria mais pedida neste espaço é o ‘Bife à El Gaucho’, um bife tenro e generoso que é grelhado na brasa. Quem achar que este prato é muita carne, pode optar pelo ‘Bife Gauchito’, porque o sabor fabuloso também lá está.

Nos peixes, o destaque vai para o bacalhau, que é servido recheado ou à lagareiro.
Destaque ainda para as ‘couves à transmontana’ e para o ‘pica-no-chão’, que são pratos confeccionados ao sábado.

Domingo é dia de cabrito e vitela assados.

Para acompanhar a refeição, o cliente tem muito por onde escolher, numa lista de vinhos variada.
“As sobremesas são todas caseiras”, faz questão de sublinhar Cristina Fernandes, que ontem fez desfilar doces irresistíveis: cheesecake de frutos silvestres, tarte de maça, leite creme, natas do céu, fruta laminada. Tudo com um aspecto de comer e chorar por mais.

Refeições económicas ao almoço

Além do serviço à lista, o ‘El Gaucho’ é também conhecido pelas diárias ao almoço, em que o cliente pode escolher entre um prato de peixe e um de carne. Ontem, por exemplo, havia ‘massa à lavrador’ e ‘salmão no formo’.

A diária é constituída por sopa, manteiga, prato, bebida e café. Custa seis euros e meio.
Há pratos que já têm dia marcado, por exemplo, à segunda-feira há ‘tripas à moda do Porto’; quarta é dia da ‘massa à lavrador’; à quinta há vitelinha assada; e à sexta-feira é servido arroz malandro acompanhado por pataniscas, costelinha ou até umas sardinhas pequeninas fritas.
É a chefe Cristina Fernandes quem faz todas as compras para a cozinha e fá-lo sempre com a preocupação de escolher os produtos mais frescos e de qualidade. “É uma grande responsabilidade e a minha principal preocupação é que o cliente fique sempre satisfeito com a refeição que saborear”, confessou a chefe de cozinha.

Clientes rendidos à cozinha da chefe Cristina Fernandes

Todas as refeições têm o toque da comida caseira, um facto que é muito elogiado pelos clientes deste espaço.


António Lopes, por exemplo, ontem optou pelo salmão e garantiu que estava “mesmo muito bom”. Este cliente não poupa nos elogios: “a comida aqui é muito boa. Qualquer refeição que aqui é servida é excelente. Parabéns à cozinheira”.

Já Paulo Castro, calceteiro, optou pela ‘massa à lavrador’. “Das melhores coisas que tem esta casa são as mãos da cozinheira e a simpatia da servente de mesa”, referiu.

Domingos Gomes almoça uma a duas vezes por semana no ‘El Gaucho’. “O ambiente é muito bom. Aqui estamos à vontade e a comida é óptima”, referiu este empresário, que ontem optou pelo salmão no forno — “estava uma delícia”, garantiu.

Manuel Vieira e a esposa Delfina Costa residem em Braga, na freguesia de Oliveira São Pedro, mas ontem resolveram seguir a sugestão do ‘Correio do Minho’ e ir até à Póvoa de Lanhoso para conhecer o ‘El Gaucho’ e ouvir o grupo ‘Sons do Minho’.

“Li no jornal ‘Correio do Minho’ sobre esta iniciativa e disse à mulher que íamos dar um passeio à Póvoa de Lanhoso e valeu a pena cá vir”, contou este amante da música popular.

Já Delfina Costa aproveitou para entrar na desgarrada com os dois elementos do ‘Sons do Mi-nho’ que ontem animaram esta iniciativa.

“Andei 24 Km para vir até aqui, mas estou satisfeito. Quando tiver oportunidade venho aqui outra vez”, rematou Manuel Oliveira.

‘Sons do Minho’ actua em concerto solidário

O grupo tradicional ‘Sons do Minho’, oriundo de Viana do Castelo, foi o convidado para a edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’ que decorreu no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, na Póvoa de Lanhoso.


Constituído por oito elementos, coube a João Cruz e Jorge Salgueiro representar o ‘Sons do Minho’ nesta iniciativa que divulga os restaurantes da região e a boa música portuguesa.

Apesar deste ser um grupo relativamente recente, o sucesso alcançado é já imenso a nível não só regional, mas também nacional.

No ano passado, o ‘Sons do Minho’ editou o primeiro CD, ‘Os Oito Homens do Minho’, e um DVD ao vivo.

Já este ano, o grupo lançou ‘Siga a Festa’, o mote para a tournée que está a realizar e que inclui cerca de 60 espectáculos realizados este ano.

João Cruz revela que no início deste ano os elementos do grupo não esperavam ter uma agenda tão preenchida com espectáculos, mas “ainda bem que assim está a ser”.

“Estes números são fruto do bom trabalho que estamos a desenvolver”, acrescentou Jorge Salgueiro.

Este trabalho tem sido reconhecido pelas televisões portuguesas que têm dado espaço ao ‘Sons do Minho’ para divulgar a sua música. Neste ponto, o grupo agradece à sua editora, a Espacial, que lhe tem aberto várias portas para a divulgação.

O ‘Sons do Minho’ tem conseguido ganhar o seu “lugar ao sol” também pela sua audácia e capacidade de inovar. Sendo um grupo de música tradicional e popular portuguesa, o ‘Sons do Minho’ tem introduzido instrumentos com sonoridades diferentes, talvez até um pouco arrojadas, mas que tem resultado muito bem. Exemplo disso é a gaita de foles, a flauta transversal e o kabuletê, que não estamos habituados a ver ligados às sonoridades mais populares.

Concerto solidário no dia 30 em Paredes de Coura

No final deste mês, dia 30, o grupo ‘Sons do Minho’ vai participar num concerto solidário a favor da Unicef.

O desafio foi lançado por uma fã e aceite de imediato pelos elementos do grupo.

O concerto está marcado para as 21,30 horas, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

O preço mínimo do ingresso é de quatro euros, mas tratando-se de uma iniciativa solidária as pessoas podem contribuir com o que desejarem.

O valor do bilhete é dedutível no IRS, uma vez que se trata de um donativo para a Unicef.
Entretanto, no dia 10 de Dezembro, o grupo ‘Sons do Minho’ viaja até França, onde actua no dia 10, em Bordéus.

Quanto a projectos futuros, João Cruz e Jorge Salgueiro divulgaram que para 2012 além de um novo CD, o grupo ‘Sons do Minho’ vai lançar um novo DVD gravado ao vivo. Recorde-se que o primeiro DVD quando foi lançado chegou ao 3.º lugar do top nacional de vendas.

Para entrar em contacto com o grupo ‘Sons do Minho’ basta enviar o email para sonsminho@gmail. com ou ligar para os números 916 873 785 ou 962 471 805.

2011-11-10 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante El Gaucho
Convidados: Sons do Minho

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parque Industrial de Celeirós


"Naco na Pedra" é prato especial na cidade

Há mais de 15 anos que o restaurante ‘Naco na Pedra’, na rua Fernando Oliveira Guimarães, em Braga, faz jus ao seu nome servindo a especialidade muito procurada pelos seus clientes, que o vêem como uma “referência” na cidade. Mas, hoje em dia, há muitas outras iguarias para degustar como a ‘Tibornada de Bacalhau’ - uma das mais recentes novidades da ementa.


Um espaço “requintado, agradável e acolhedor” é assim que os clientes do restaurante ‘Naco na Pedra’ o definem, garantindo a “qualidade” do serviço.

Manuel Magalhães é, actualmente, o proprietário do restaurante, mantendo a sociedade com a tia - esposa do fundador do espaço - que quis dar continuidade ao “negócio de família”.

“Uma grande parte dos nossos clientes procura-nos pelo nosso prato especial - o ‘Naco na Pedra’ - que é servido à mesa ainda cru, ao lado de uma pedra aquecida onde se coloca a grelhar ao gosto de cada pessoa, com os molhos de tártaro, piri-piri e sal”, explica o responsável pelo espaço de restauração, que indica que “70 por cento dos clientes” procura esta especialidade.

“A casa costuma encher”, indica Manuel Magalhães, referindo, todavia, que o restaurante também oferece refeições diárias, mais económicas, à hora de almoço, durante a semana.

A ementa do fim-de-semana é diferente, com outras especialidades como o ‘Espeto de Picanha’, a ‘Cataplana de Peixe’ ou a ‘Posta de Vitela’ e inclui, por exemplo, música ao vivo.

É mais uma aposta da gerência, feita também para dar mais atractividade ao espaço, servindo também ‘mais conforto’ para quem está à mesa.

O chef Vítor destaca, ainda, outros pratos que o restaurante ‘Naco da Pedra’ tem na sua ementa e que “são um grande sucesso”, como a ‘Posta à Mirandesa’ e os ‘Miminhos à Chef, para além de uma das suas últimas novidades: a ‘Tibornada de Bacalhau’.

O facto é que quem lá vai não pode deixar de provar o ‘Crepe à Naco’. Mas há outras sobremesas também muito apreciadas, garante o chef Vítor, como o ‘Bolo de Bolacha’ e a ‘Baba de Camelo’.

Muitos negócios são feitos à mesa do restaurante

“Este é um espaço muito ao meu gosto e que eu recomendo naturalmente”, garantiu José Faria, um dos clientes habituais do ‘Naco na Pedra’. “É do melhor que há em Braga”.


“Para além do ambiente acolhedor e da estar decorado com muito bom gosto, há sempre alguma animação musical - da qual sou apreciador”.

Cliente frequente do restaurante é, também, Daniel Peixoto, que se caracteriza como um grande apreciador do ‘Naco na Pedra’. “O ambiente é óptimo, tanto a nível familiar como profissional. Costumo vir cá muitas vezes com um grupo de amigos durante a semana e até já fiz alguns negócios aqui. Numa escala de um a dez, dou-lhe nota dez”.

Sempre que vêm à ‘cidade dos arcebispos’ o casal Aurora e Armando Esteves, também proprietários de um espaço de restauração, têm por costume visitar o ‘Naco na Pedra’.
“Quando temos um dia de folga e vimos a Braga venho cá com a minha esposa”, referiu Armando, destacando a “comida” e o “ambiente” como as melhores características do restaurante. “Hoje, por exemplo, fomos surpreendidos com a música ao vivo e está a ser muito agradável”.


Quando mãe e filha se juntam em Braga, é quase regra, uma visita ao restaurante ‘Naco na Pedra’. É assim que acontece com Adelaide e Patrícia Dias, naturais do Gerês, que ontem, mais uma vez, repetiram a experiência gastronómica no espaço. “Já provámos, em outras ocasiões, as especialidades da casa, como o ‘Naco na Pedra’ e a ‘Picanha’ e é tudo óptimo e muito bem servido”, apontaram as clientes.

Banda ‘Little Hands’ diverte com blues

José Carlos Costa, (voz e guitarra), Miguel Fernandes (bateria), André Seixas (teclado) e Albano Fonseca (baixo) são os quatro elementos da ‘Little Hands Band’ - o mais recente projecto musical do vocalista - onde os blues têm o papel principal no palco. A gravação de um álbum é um dos futuros sonhos a realizar.


Depois de ter fundado um trio, com o nome de ‘Crazy Blues Band’, José Carlos Costa - apelidado de ‘Mãozinhas’, dado os dotes musicais que possui à guitarra, o jovem músico, de apenas 24 anos, acaba de criar há pouco mais de dois meses a ‘Little Hands Band’, precisamente para privilegiar os sons dos blues, do soul e do funk, num registo diferente.

José Carlos garante que todos os elementos da banda são uma espécie de ‘génios da música’ que se encontraram para partilhar “os mesmos gostos musicais”.

“Nós sentimos verdadeiramente aquilo que fazemos. Alguns de nós dão aulas também, mas é no palco e a actuar para um público que aprecie este género musical que nos sentimos realmente bem e em casa”, garantiu o vocalista da banda em entrevista.

Influências vão desde o funk aos blues

As influências musicais do mentor da banda são variadas, que vão desde os blues ao funk e que potenciam também a sua versatilidade sempre que tocam. A introdução do teclado veio permitir um leque mais alargado de interpretações e até de inovações ao nível da sonoridade.

A ‘Little Hands Band’ brindou ontem os clientes do espaço com uma actuação ao vivo e com te-mas que todos admiraram como ‘Georgia’ de Ray Charles e ‘Every Day I Have de Blues’ de B. B. King. ‘Proud Mary’ dos Creedence Clearwater Revival foi outro dos temas interpretados pela banda.

“O nosso grande objectivo é divertirmo-nos ao máximo, mas encaramos o nosso projecto musical muito seriamente”, garante João Carlos ‘Mãozinhas’, que recordou também que começou a sua carreira musical aos 12 anos, fruto também de ser filho de um músico.

“Entrosamento”, “empatia” e “muito gosto pela música” conferem o ADN à ‘Little Hands Band’, identificado pelos próprios elementos do grupo.

Todos confessam em geral que um dia gostariam de ver o seu trabalho musical editado num possível álbum com covers e originais.

Para quem quiser conhecer um pouco melhor a banda pode visitar a sua página na Internet em www.facebook.com/littlehandsband, ou então pelo e-mail little.hands.band@gmail.com ou através do número de telemóvel 917695587.

2011-11-03 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante Naco na Pedra
Convidados:
Little Hands