Mostrar mensagens com a etiqueta póvoa de lanhoso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta póvoa de lanhoso. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Amigos do Borguinha na Adega Regional do Pinheiro

A animação e boa disposição foram mesmo as ‘convidadas especiais’ da edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’. Depois do almoço recheado com comida caseira acompanhada por um bom vinho da região a música dos ‘Amigos do Borguinha’ foi mesmo a ‘cereja’ em cima do bolo.
Entre as músicas ‘O meu lindo canarinho’, ‘Olhai, olhai’ e ‘Coração apaixonado’ o líder do grupo lá foi revelando que já está a trabalhar no próximo álbum. “Já lançámos dois trabalhos e pelas vendas correu muito bem”, confessou Borguinha.


Na primeira gravação, feita a 23 de Maio de 2010, foram gravados onze temas, dois dos quais são originais do grupo: a faixa n.º 1, que se intitula ‘Ó meu lindo Canarinho’, que dá nome ao álbum, e a faixa n.º 11 intitulada ‘A crise desta Nação’, ambos escritos pelo fundador do grupo, o ‘Borguinha de Braga’.

Mais recentemente surgiu um novo trabalho, constituído por dez faixas, intitulado ‘Deixa que Cuido Dela’. Esta é mais uma aposta do grupo, que neste momento está já a ter algum sucesso nas rádios locais, tal como aconteceu com o primeiro.


Em Janeiro próximo, o grupo vai para estúdio gravar dez temas para o terceiro CD, sendo quase todos originais. “As músicas têm um bocadinho de cada um de nós”, confidenciou o artista, que está sempre acompanhado por Orlando Silva, Fernando Rodrigues, José Rodrigues, José Matos, Tiago Coelho, Francisco Fernandes e Domingos Castro.
“Estamos a pensar lançar o CD em finais de Junho ou princípios de Julho, mesmo antes dos mui- tos espectáculos que já temos marcados para o Verão”, frisou aquele responsável.


O Grupo de Cantares Populares ‘Os Amigos do Borguinha’ foi formado oficialmente a 25 de Fevereiro de 2009, na freguesia de São Mamede de Este, concelho de Braga.
Alguns dos elementos do grupo tinham já uma ligação à música e sempre que este grupo de amigos se encontrava “havia motivo para pegar numa concertina e fazer a festa”, lembrou, ainda em directo para a rádio ‘Antena Minho’, o elemento que dá nome ao grupo.


A junção do grupo foi “um grande sonho que se tornou realidade” para o seu fundador, Borguinha de Braga. “O nome já vem de família e o meu bisavô, como eu era o bisneto mais novo, começou por chamar-me o borguinha”, contou o jovem tocador de concertina.
Inicialmente o grupo era constituído por cinco elementos, depois dos primeiros ensaios acabou por se revelar importante que mais elementos integrassem a ‘equipa’ para serem obtidos os resultados pretendidos a nível musical.


Entraram então mais três elementos para o grupo e desde aí os ‘Amigos do Borguinha’ passaram a ser oito, formação que ainda hoje se mantém.
“Depois de muita convivência e de muitas horas de boa disposição chegámos à conclusão de que deveríamos ir um pouco mais além e gravar o primeiro disco, uma vez que muita gente já perguntava se tínhamos algum trabalho gravado”, justificou Borguinha.


Os interessados em saber mais sobre o grupo ou até marcar concertos podem contactar através do número 913 636 034, no facebook ou por email amigos_do_borguinha@hotmail.com.

Comida caseira atrai clientes à
Adega Regional do Pinheiro

Comida tradicional e caseira acompanhada sempre por um bom vinho da região. Este podia bem ser o slogan da Adega Regional do Pinheiro, na Póvoa de Lanhoso, que, ontem, abriu as portas para receber a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.
Manuel Carvalho, emigrante no Luxemburgo, decidiu abrir a casa há quase um ano e desde então o sucesso tem parado por ali, a ter em conta o número de clientes que almoçam e jantam neste restaurante. “Temos pratos deliciosos, sempre caseiros e feitos na brasa ou no fogão a lenha”, justificou o proprietário em directo para os microfones da rádio (106FM).


Bacalhau assado na brasa, cabrito assado no forno a lenha, bife do vazio, costeletão, vitela assada e rojões à moda do Minho são apenas alguns dos pratos típicos que ninguém perde a oportunidade de saborear sempre que vai almoçar ou jantar à Adega Regional do Pinheiro.
Mas há muito mais. O bolo de sardinha e a bola de carne feitos no forno a lenha são também especialidades da casa e muito apreciadas pelos clientes.

Aos domingos a atracção é mesmo o cozido à portuguesa confeccionado, como tudo que vai para a mesa, com carnes caseiras.
Depois há ainda as carnes de caça que são sempre servidas desde que os clientes façam encomenda (através do número 253 633 053). Javali, coelho bravo ou perdiz são apenas alguns dos mimos ali cozinhados.

Entretanto, Manuel Carvalho decidiu fazer uma churrasqueira no exterior “com todas as con- dições para fazer grelhados e assados muito apreciados pelos clientes”, atirou.
De segunda a domingo a casa está sempre cheia, sobretudo aos almoços e lanches e nas noites de sexta-feira e sábado.

Aos almoços, os clientes têm também sempre à disposição o prato do dia e, ontem, as especialidades eram frango assado no forno e caldeirada de peixe.
“Para além dos almoços bem concorridos, almoçam em média por dia 80 a 90 pessoas, mas há dias que ultrapassam as 100, temos também os lanches, a partir das 16 horas”, informou, entretanto, a cozinheira, Maria Paula. E assegurou: “servimos lanches deliciosos e temos sempre a casa cheia. Pica-no-chão, coelho na caçarola, bolinhos de bacalhau, rissóis, moelas ou o bom presunto sempre acompanhados pelo bom vinho tinto e branco da região não faltam”.

Na churrasqueira está de serviço Manuel Martins, que, ontem, lá foi revelando alguns segredos para a carne ficar bem grelhada. “Tem que ser carne de qualidade e só se deve deixar estar uma vez de cada lado, mais ou menos tempo conforme as pessoas quiserem a carne bem ou mal passada”, explicou o especialista, admitindo que também é preciso “alguma paciência”. O assador não é para qualquer um e Manuel Martins mostrou-se orgulhoso porque “os clientes têm-se mostrado muito satisfeitos”.
Numa das mesas, estava a acabar de almoçar António Escorrega. “Já comi aqui o cozido à portuguesa, bacalhau na brasa, feijoada e as várias diárias. É tudo de qualidade e as carnes são mesmo caseirinhas”, referiu aquele cliente, que almoça por ali muitas vezes.
Também Vilas Lima, que ali almoça quase sempre, já saboreou bifinho do vazio, bacalhau assado, cozido à portuguesa e cabrito assado. “Aconselho toda a gente a vir cá, porque é um bom restaurante”, frisou aquele cliente, que aprecia os petiscos servidos ao lanche, acompanhados com uma jogada de sueca.

15-12-2011 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Adega Regional do Pinheiro
Convidados: Os Amigos do Borguinha

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

El Gaucho

É na bonita vila da Póvoa de Lanhoso que encontramos o restaurante ‘El Gaucho’, um espaço com uma localização privilegiada, uma vez que se situa no topo de um edifício com 11 andares e que deslumbra os clientes com uma estonteante panorâmica sobre a região.
Foi no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, n.º 207 - 11.º andar, que ontem decorreu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ e à rádio ‘Antena Minho’ juntou-se o grupos ‘Sons do Minho’.

Caracterizado por um ambiente familiar e bastante acolhedor, o restaurante ‘El Gaucho’ conta, desde Agosto, com nova gerência. É desde essa altura que José Rocha e o filho, Daniel Rocha, são proprietários do espaço.

Além da sala de refeições, o ‘El Gaucho’ dispõe de uma magnífica esplanada no varandim, que foi bastante utilizada neste Verão e que também vai ser aproveitada no Inverno.

José Rocha revelou que brevemente vai tapar a esplanada para que seja possível também ali servir refeições.

Este será um espaço onde os clientes poderão desfrutar de umas vistas ainda mais deslumbrantes sobre a região, mas a ideia passa também por criar um espaço mais reservado que poderá ser utilizado, por exemplo, em jantares de grupo — revelou o empresário José Rocha.

‘Bife à El Gaucho’ é o prato mais famoso

A cozinha do ‘El Gaucho’ está entregue à chefe Cristina Fernandes, que os clientes descrevem como “uma cozinheira de mão cheia”.

A iguaria mais pedida neste espaço é o ‘Bife à El Gaucho’, um bife tenro e generoso que é grelhado na brasa. Quem achar que este prato é muita carne, pode optar pelo ‘Bife Gauchito’, porque o sabor fabuloso também lá está.

Nos peixes, o destaque vai para o bacalhau, que é servido recheado ou à lagareiro.
Destaque ainda para as ‘couves à transmontana’ e para o ‘pica-no-chão’, que são pratos confeccionados ao sábado.

Domingo é dia de cabrito e vitela assados.

Para acompanhar a refeição, o cliente tem muito por onde escolher, numa lista de vinhos variada.
“As sobremesas são todas caseiras”, faz questão de sublinhar Cristina Fernandes, que ontem fez desfilar doces irresistíveis: cheesecake de frutos silvestres, tarte de maça, leite creme, natas do céu, fruta laminada. Tudo com um aspecto de comer e chorar por mais.

Refeições económicas ao almoço

Além do serviço à lista, o ‘El Gaucho’ é também conhecido pelas diárias ao almoço, em que o cliente pode escolher entre um prato de peixe e um de carne. Ontem, por exemplo, havia ‘massa à lavrador’ e ‘salmão no formo’.

A diária é constituída por sopa, manteiga, prato, bebida e café. Custa seis euros e meio.
Há pratos que já têm dia marcado, por exemplo, à segunda-feira há ‘tripas à moda do Porto’; quarta é dia da ‘massa à lavrador’; à quinta há vitelinha assada; e à sexta-feira é servido arroz malandro acompanhado por pataniscas, costelinha ou até umas sardinhas pequeninas fritas.
É a chefe Cristina Fernandes quem faz todas as compras para a cozinha e fá-lo sempre com a preocupação de escolher os produtos mais frescos e de qualidade. “É uma grande responsabilidade e a minha principal preocupação é que o cliente fique sempre satisfeito com a refeição que saborear”, confessou a chefe de cozinha.

Clientes rendidos à cozinha da chefe Cristina Fernandes

Todas as refeições têm o toque da comida caseira, um facto que é muito elogiado pelos clientes deste espaço.
António Lopes, por exemplo, ontem optou pelo salmão e garantiu que estava “mesmo muito bom”. Este cliente não poupa nos elogios: “a comida aqui é muito boa. Qualquer refeição que aqui é servida é excelente. Parabéns à cozinheira”.

Já Paulo Castro, calceteiro, optou pela ‘massa à lavrador’. “Das melhores coisas que tem esta casa são as mãos da cozinheira e a simpatia da servente de mesa”, referiu.

Domingos Gomes almoça uma a duas vezes por semana no ‘El Gaucho’. “O ambiente é muito bom. Aqui estamos à vontade e a comida é óptima”, referiu este empresário, que ontem optou pelo salmão no forno — “estava uma delícia”, garantiu.

Manuel Vieira e a esposa Delfina Costa residem em Braga, na freguesia de Oliveira São Pedro, mas ontem resolveram seguir a sugestão do ‘Correio do Minho’ e ir até à Póvoa de Lanhoso para conhecer o ‘El Gaucho’ e ouvir o grupo ‘Sons do Minho’.

“Li no jornal ‘Correio do Minho’ sobre esta iniciativa e disse à mulher que íamos dar um passeio à Póvoa de Lanhoso e valeu a pena cá vir”, contou este amante da música popular.

Já Delfina Costa aproveitou para entrar na desgarrada com os dois elementos do ‘Sons do Mi-nho’ que ontem animaram esta iniciativa.

“Andei 24 Km para vir até aqui, mas estou satisfeito. Quando tiver oportunidade venho aqui outra vez”, rematou Manuel Oliveira.

‘Sons do Minho’ actua em concerto solidário

O grupo tradicional ‘Sons do Minho’, oriundo de Viana do Castelo, foi o convidado para a edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’ que decorreu no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, na Póvoa de Lanhoso.
Constituído por oito elementos, coube a João Cruz e Jorge Salgueiro representar o ‘Sons do Minho’ nesta iniciativa que divulga os restaurantes da região e a boa música portuguesa.

Apesar deste ser um grupo relativamente recente, o sucesso alcançado é já imenso a nível não só regional, mas também nacional.

No ano passado, o ‘Sons do Minho’ editou o primeiro CD, ‘Os Oito Homens do Minho’, e um DVD ao vivo.

Já este ano, o grupo lançou ‘Siga a Festa’, o mote para a tournée que está a realizar e que inclui cerca de 60 espectáculos realizados este ano.

João Cruz revela que no início deste ano os elementos do grupo não esperavam ter uma agenda tão preenchida com espectáculos, mas “ainda bem que assim está a ser”.

“Estes números são fruto do bom trabalho que estamos a desenvolver”, acrescentou Jorge Salgueiro.

Este trabalho tem sido reconhecido pelas televisões portuguesas que têm dado espaço ao ‘Sons do Minho’ para divulgar a sua música. Neste ponto, o grupo agradece à sua editora, a Espacial, que lhe tem aberto várias portas para a divulgação.

O ‘Sons do Minho’ tem conseguido ganhar o seu “lugar ao sol” também pela sua audácia e capacidade de inovar. Sendo um grupo de música tradicional e popular portuguesa, o ‘Sons do Minho’ tem introduzido instrumentos com sonoridades diferentes, talvez até um pouco arrojadas, mas que tem resultado muito bem. Exemplo disso é a gaita de foles, a flauta transversal e o kabuletê, que não estamos habituados a ver ligados às sonoridades mais populares.

Concerto solidário no dia 30 em Paredes de Coura

No final deste mês, dia 30, o grupo ‘Sons do Minho’ vai participar num concerto solidário a favor da Unicef.

O desafio foi lançado por uma fã e aceite de imediato pelos elementos do grupo.

O concerto está marcado para as 21,30 horas, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

O preço mínimo do ingresso é de quatro euros, mas tratando-se de uma iniciativa solidária as pessoas podem contribuir com o que desejarem.

O valor do bilhete é dedutível no IRS, uma vez que se trata de um donativo para a Unicef.
Entretanto, no dia 10 de Dezembro, o grupo ‘Sons do Minho’ viaja até França, onde actua no dia 10, em Bordéus.

Quanto a projectos futuros, João Cruz e Jorge Salgueiro divulgaram que para 2012 além de um novo CD, o grupo ‘Sons do Minho’ vai lançar um novo DVD gravado ao vivo. Recorde-se que o primeiro DVD quando foi lançado chegou ao 3.º lugar do top nacional de vendas.

Para entrar em contacto com o grupo ‘Sons do Minho’ basta enviar o email para sonsminho@gmail. com ou ligar para os números 916 873 785 ou 962 471 805.

2011-11-10 - Correio do Minho
Venha Almoçar Connosco
Restaurante El Gaucho
Convidados: Sons do Minho