quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"El Gaucho" deslumbra pela comida e pelas vistas

É na bonita vila da Póvoa de Lanhoso que encontramos o restaurante ‘El Gaucho’, um espaço com uma localização privilegiada, uma vez que se situa no topo de um edifício com 11 andares e que deslumbra os clientes com uma estonteante panorâmica sobre a região.


Foi no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, n.º 207 - 11.º andar, que ontem decorreu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ e à rádio ‘Antena Minho’ juntou-se o grupos ‘Sons do Minho’.

Caracterizado por um ambiente familiar e bastante acolhedor, o restaurante ‘El Gaucho’ conta, desde Agosto, com nova gerência. É desde essa altura que José Rocha e o filho, Daniel Rocha, são proprietários do espaço.

Além da sala de refeições, o ‘El Gaucho’ dispõe de uma magnífica esplanada no varandim, que foi bastante utilizada neste Verão e que também vai ser aproveitada no Inverno.

José Rocha revelou que brevemente vai tapar a esplanada para que seja possível também ali servir refeições.

Este será um espaço onde os clientes poderão desfrutar de umas vistas ainda mais deslumbrantes sobre a região, mas a ideia passa também por criar um espaço mais reservado que poderá ser utilizado, por exemplo, em jantares de grupo — revelou o empresário José Rocha.

‘Bife à El Gaucho’ é o prato mais famoso

A cozinha do ‘El Gaucho’ está entregue à chefe Cristina Fernandes, que os clientes descrevem como “uma cozinheira de mão cheia”.

A iguaria mais pedida neste espaço é o ‘Bife à El Gaucho’, um bife tenro e generoso que é grelhado na brasa. Quem achar que este prato é muita carne, pode optar pelo ‘Bife Gauchito’, porque o sabor fabuloso também lá está.

Nos peixes, o destaque vai para o bacalhau, que é servido recheado ou à lagareiro.
Destaque ainda para as ‘couves à transmontana’ e para o ‘pica-no-chão’, que são pratos confeccionados ao sábado.

Domingo é dia de cabrito e vitela assados.

Para acompanhar a refeição, o cliente tem muito por onde escolher, numa lista de vinhos variada.
“As sobremesas são todas caseiras”, faz questão de sublinhar Cristina Fernandes, que ontem fez desfilar doces irresistíveis: cheesecake de frutos silvestres, tarte de maça, leite creme, natas do céu, fruta laminada. Tudo com um aspecto de comer e chorar por mais.

Refeições económicas ao almoço

Além do serviço à lista, o ‘El Gaucho’ é também conhecido pelas diárias ao almoço, em que o cliente pode escolher entre um prato de peixe e um de carne. Ontem, por exemplo, havia ‘massa à lavrador’ e ‘salmão no formo’.

A diária é constituída por sopa, manteiga, prato, bebida e café. Custa seis euros e meio.
Há pratos que já têm dia marcado, por exemplo, à segunda-feira há ‘tripas à moda do Porto’; quarta é dia da ‘massa à lavrador’; à quinta há vitelinha assada; e à sexta-feira é servido arroz malandro acompanhado por pataniscas, costelinha ou até umas sardinhas pequeninas fritas.
É a chefe Cristina Fernandes quem faz todas as compras para a cozinha e fá-lo sempre com a preocupação de escolher os produtos mais frescos e de qualidade. “É uma grande responsabilidade e a minha principal preocupação é que o cliente fique sempre satisfeito com a refeição que saborear”, confessou a chefe de cozinha.

Clientes rendidos à cozinha da chefe Cristina Fernandes

Todas as refeições têm o toque da comida caseira, um facto que é muito elogiado pelos clientes deste espaço.


António Lopes, por exemplo, ontem optou pelo salmão e garantiu que estava “mesmo muito bom”. Este cliente não poupa nos elogios: “a comida aqui é muito boa. Qualquer refeição que aqui é servida é excelente. Parabéns à cozinheira”.

Já Paulo Castro, calceteiro, optou pela ‘massa à lavrador’. “Das melhores coisas que tem esta casa são as mãos da cozinheira e a simpatia da servente de mesa”, referiu.

Domingos Gomes almoça uma a duas vezes por semana no ‘El Gaucho’. “O ambiente é muito bom. Aqui estamos à vontade e a comida é óptima”, referiu este empresário, que ontem optou pelo salmão no forno — “estava uma delícia”, garantiu.

Manuel Vieira e a esposa Delfina Costa residem em Braga, na freguesia de Oliveira São Pedro, mas ontem resolveram seguir a sugestão do ‘Correio do Minho’ e ir até à Póvoa de Lanhoso para conhecer o ‘El Gaucho’ e ouvir o grupo ‘Sons do Minho’.

“Li no jornal ‘Correio do Minho’ sobre esta iniciativa e disse à mulher que íamos dar um passeio à Póvoa de Lanhoso e valeu a pena cá vir”, contou este amante da música popular.

Já Delfina Costa aproveitou para entrar na desgarrada com os dois elementos do ‘Sons do Mi-nho’ que ontem animaram esta iniciativa.

“Andei 24 Km para vir até aqui, mas estou satisfeito. Quando tiver oportunidade venho aqui outra vez”, rematou Manuel Oliveira.

‘Sons do Minho’ actua em concerto solidário

O grupo tradicional ‘Sons do Minho’, oriundo de Viana do Castelo, foi o convidado para a edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’ que decorreu no restaurante ‘El Gaucho’, na Avenida 25 de Abril, na Póvoa de Lanhoso.


Constituído por oito elementos, coube a João Cruz e Jorge Salgueiro representar o ‘Sons do Minho’ nesta iniciativa que divulga os restaurantes da região e a boa música portuguesa.

Apesar deste ser um grupo relativamente recente, o sucesso alcançado é já imenso a nível não só regional, mas também nacional.

No ano passado, o ‘Sons do Minho’ editou o primeiro CD, ‘Os Oito Homens do Minho’, e um DVD ao vivo.

Já este ano, o grupo lançou ‘Siga a Festa’, o mote para a tournée que está a realizar e que inclui cerca de 60 espectáculos realizados este ano.

João Cruz revela que no início deste ano os elementos do grupo não esperavam ter uma agenda tão preenchida com espectáculos, mas “ainda bem que assim está a ser”.

“Estes números são fruto do bom trabalho que estamos a desenvolver”, acrescentou Jorge Salgueiro.

Este trabalho tem sido reconhecido pelas televisões portuguesas que têm dado espaço ao ‘Sons do Minho’ para divulgar a sua música. Neste ponto, o grupo agradece à sua editora, a Espacial, que lhe tem aberto várias portas para a divulgação.

O ‘Sons do Minho’ tem conseguido ganhar o seu “lugar ao sol” também pela sua audácia e capacidade de inovar. Sendo um grupo de música tradicional e popular portuguesa, o ‘Sons do Minho’ tem introduzido instrumentos com sonoridades diferentes, talvez até um pouco arrojadas, mas que tem resultado muito bem. Exemplo disso é a gaita de foles, a flauta transversal e o kabuletê, que não estamos habituados a ver ligados às sonoridades mais populares.

Concerto solidário no dia 30 em Paredes de Coura

No final deste mês, dia 30, o grupo ‘Sons do Minho’ vai participar num concerto solidário a favor da Unicef.

O desafio foi lançado por uma fã e aceite de imediato pelos elementos do grupo.

O concerto está marcado para as 21,30 horas, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

O preço mínimo do ingresso é de quatro euros, mas tratando-se de uma iniciativa solidária as pessoas podem contribuir com o que desejarem.

O valor do bilhete é dedutível no IRS, uma vez que se trata de um donativo para a Unicef.
Entretanto, no dia 10 de Dezembro, o grupo ‘Sons do Minho’ viaja até França, onde actua no dia 10, em Bordéus.

Quanto a projectos futuros, João Cruz e Jorge Salgueiro divulgaram que para 2012 além de um novo CD, o grupo ‘Sons do Minho’ vai lançar um novo DVD gravado ao vivo. Recorde-se que o primeiro DVD quando foi lançado chegou ao 3.º lugar do top nacional de vendas.

Para entrar em contacto com o grupo ‘Sons do Minho’ basta enviar o email para sonsminho@gmail. com ou ligar para os números 916 873 785 ou 962 471 805.

2011-11-10 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante El Gaucho
Convidados: Sons do Minho

Sem comentários: