quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

‘Amigos do Borguinha’ levaram animação e boa disposição à Adega Regional do Pinheiro

A animação e boa disposição foram mesmo as ‘convidadas especiais’ da edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’. Depois do almoço recheado com comida caseira acompanhada por um bom vinho da região a música dos ‘Amigos do Borguinha’ foi mesmo a ‘cereja’ em cima do bolo.




Entre as músicas ‘O meu lindo canarinho’, ‘Olhai, olhai’ e ‘Coração apaixonado’ o líder do grupo lá foi revelando que já está a trabalhar no próximo álbum. “Já lançámos dois trabalhos e pelas vendas correu muito bem”, confessou Borguinha.


Na primeira gravação, feita a 23 de Maio de 2010, foram gravados onze temas, dois dos quais são originais do grupo: a faixa n.º 1, que se intitula ‘Ó meu lindo Canarinho’, que dá nome ao álbum, e a faixa n.º 11 intitulada ‘A crise desta Nação’, ambos escritos pelo fundador do grupo, o ‘Borguinha de Braga’.


Mais recentemente surgiu um novo trabalho, constituído por dez faixas, intitulado ‘Deixa que Cuido Dela’. Esta é mais uma aposta do grupo, que neste momento está já a ter algum sucesso nas rádios locais, tal como aconteceu com o primeiro.


Em Janeiro próximo, o grupo vai para estúdio gravar dez temas para o terceiro CD, sendo quase todos originais. “As músicas têm um bocadinho de cada um de nós”, confidenciou o artista, que está sempre acompanhado por Orlando Silva, Fernando Rodrigues, José Rodrigues, José Matos, Tiago Coelho, Francisco Fernandes e Domingos Castro.
“Estamos a pensar lançar o CD em finais de Junho ou princípios de Julho, mesmo antes dos mui- tos espectáculos que já temos marcados para o Verão”, frisou aquele responsável.


O Grupo de Cantares Populares ‘Os Amigos do Borguinha’ foi formado oficialmente a 25 de Fevereiro de 2009, na freguesia de São Mamede de Este, concelho de Braga.
Alguns dos elementos do grupo tinham já uma ligação à música e sempre que este grupo de amigos se encontrava “havia motivo para pegar numa concertina e fazer a festa”, lembrou, ainda em directo para a rádio ‘Antena Minho’, o elemento que dá nome ao grupo.


A junção do grupo foi “um grande sonho que se tornou realidade” para o seu fundador, Borguinha de Braga. “O nome já vem de família e o meu bisavô, como eu era o bisneto mais novo, começou por chamar-me o borguinha”, contou o jovem tocador de concertina.
Inicialmente o grupo era constituído por cinco elementos, depois dos primeiros ensaios acabou por se revelar importante que mais elementos integrassem a ‘equipa’ para serem obtidos os resultados pretendidos a nível musical.


Entraram então mais três elementos para o grupo e desde aí os ‘Amigos do Borguinha’ passaram a ser oito, formação que ainda hoje se mantém.
“Depois de muita convivência e de muitas horas de boa disposição chegámos à conclusão de que deveríamos ir um pouco mais além e gravar o primeiro disco, uma vez que muita gente já perguntava se tínhamos algum trabalho gravado”, justificou Borguinha.


Os interessados em saber mais sobre o grupo ou até marcar concertos podem contactar através do número 913 636 034, no facebook ou por email amigos_do_borguinha@hotmail.com.


Comida caseira atrai clientes à
Adega Regional do Pinheiro


Comida tradicional e caseira acompanhada sempre por um bom vinho da região. Este podia bem ser o slogan da Adega Regional do Pinheiro, na Póvoa de Lanhoso, que, ontem, abriu as portas para receber a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.




Manuel Carvalho, emigrante no Luxemburgo, decidiu abrir a casa há quase um ano e desde então o sucesso tem parado por ali, a ter em conta o número de clientes que almoçam e jantam neste restaurante. “Temos pratos deliciosos, sempre caseiros e feitos na brasa ou no fogão a lenha”, justificou o proprietário em directo para os microfones da rádio (106FM).


Bacalhau assado na brasa, cabrito assado no forno a lenha, bife do vazio, costeletão, vitela assada e rojões à moda do Minho são apenas alguns dos pratos típicos que ninguém perde a oportunidade de saborear sempre que vai almoçar ou jantar à Adega Regional do Pinheiro.
Mas há muito mais. O bolo de sardinha e a bola de carne feitos no forno a lenha são também especialidades da casa e muito apreciadas pelos clientes.


Aos domingos a atracção é mesmo o cozido à portuguesa confeccionado, como tudo que vai para a mesa, com carnes caseiras.
Depois há ainda as carnes de caça que são sempre servidas desde que os clientes façam encomenda (através do número 253 633 053). Javali, coelho bravo ou perdiz são apenas alguns dos mimos ali cozinhados.


Entretanto, Manuel Carvalho decidiu fazer uma churrasqueira no exterior “com todas as con- dições para fazer grelhados e assados muito apreciados pelos clientes”, atirou.
De segunda a domingo a casa está sempre cheia, sobretudo aos almoços e lanches e nas noites de sexta-feira e sábado.


Aos almoços, os clientes têm também sempre à disposição o prato do dia e, ontem, as especialidades eram frango assado no forno e caldeirada de peixe.
“Para além dos almoços bem concorridos, almoçam em média por dia 80 a 90 pessoas, mas há dias que ultrapassam as 100, temos também os lanches, a partir das 16 horas”, informou, entretanto, a cozinheira, Maria Paula. E assegurou: “servimos lanches deliciosos e temos sempre a casa cheia. Pica-no-chão, coelho na caçarola, bolinhos de bacalhau, rissóis, moelas ou o bom presunto sempre acompanhados pelo bom vinho tinto e branco da região não faltam”.


Na churrasqueira está de serviço Manuel Martins, que, ontem, lá foi revelando alguns segredos para a carne ficar bem grelhada. “Tem que ser carne de qualidade e só se deve deixar estar uma vez de cada lado, mais ou menos tempo conforme as pessoas quiserem a carne bem ou mal passada”, explicou o especialista, admitindo que também é preciso “alguma paciência”. O assador não é para qualquer um e Manuel Martins mostrou-se orgulhoso porque “os clientes têm-se mostrado muito satisfeitos”.


Numa das mesas, estava a acabar de almoçar António Escorrega. “Já comi aqui o cozido à portuguesa, bacalhau na brasa, feijoada e as várias diárias. É tudo de qualidade e as carnes são mesmo caseirinhas”, referiu aquele cliente, que almoça por ali muitas vezes.
Também Vilas Lima, que ali almoça quase sempre, já saboreou bifinho do vazio, bacalhau assado, cozido à portuguesa e cabrito assado. “Aconselho toda a gente a vir cá, porque é um bom restaurante”, frisou aquele cliente, que aprecia os petiscos servidos ao lanche, acompanhados com uma jogada de sueca.


15-12-2011 - Correio do Minho


Venha Almoçar Connosco
Adega Regional do Pinheiro
Convidados: Os Amigos do Borguinha

Sem comentários: