quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Naco na Pedra" é prato especial na cidade

Há mais de 15 anos que o restaurante ‘Naco na Pedra’, na rua Fernando Oliveira Guimarães, em Braga, faz jus ao seu nome servindo a especialidade muito procurada pelos seus clientes, que o vêem como uma “referência” na cidade. Mas, hoje em dia, há muitas outras iguarias para degustar como a ‘Tibornada de Bacalhau’ - uma das mais recentes novidades da ementa.


Um espaço “requintado, agradável e acolhedor” é assim que os clientes do restaurante ‘Naco na Pedra’ o definem, garantindo a “qualidade” do serviço.

Manuel Magalhães é, actualmente, o proprietário do restaurante, mantendo a sociedade com a tia - esposa do fundador do espaço - que quis dar continuidade ao “negócio de família”.

“Uma grande parte dos nossos clientes procura-nos pelo nosso prato especial - o ‘Naco na Pedra’ - que é servido à mesa ainda cru, ao lado de uma pedra aquecida onde se coloca a grelhar ao gosto de cada pessoa, com os molhos de tártaro, piri-piri e sal”, explica o responsável pelo espaço de restauração, que indica que “70 por cento dos clientes” procura esta especialidade.

“A casa costuma encher”, indica Manuel Magalhães, referindo, todavia, que o restaurante também oferece refeições diárias, mais económicas, à hora de almoço, durante a semana.

A ementa do fim-de-semana é diferente, com outras especialidades como o ‘Espeto de Picanha’, a ‘Cataplana de Peixe’ ou a ‘Posta de Vitela’ e inclui, por exemplo, música ao vivo.

É mais uma aposta da gerência, feita também para dar mais atractividade ao espaço, servindo também ‘mais conforto’ para quem está à mesa.

O chef Vítor destaca, ainda, outros pratos que o restaurante ‘Naco da Pedra’ tem na sua ementa e que “são um grande sucesso”, como a ‘Posta à Mirandesa’ e os ‘Miminhos à Chef, para além de uma das suas últimas novidades: a ‘Tibornada de Bacalhau’.

O facto é que quem lá vai não pode deixar de provar o ‘Crepe à Naco’. Mas há outras sobremesas também muito apreciadas, garante o chef Vítor, como o ‘Bolo de Bolacha’ e a ‘Baba de Camelo’.

Muitos negócios são feitos à mesa do restaurante

“Este é um espaço muito ao meu gosto e que eu recomendo naturalmente”, garantiu José Faria, um dos clientes habituais do ‘Naco na Pedra’. “É do melhor que há em Braga”.


“Para além do ambiente acolhedor e da estar decorado com muito bom gosto, há sempre alguma animação musical - da qual sou apreciador”.

Cliente frequente do restaurante é, também, Daniel Peixoto, que se caracteriza como um grande apreciador do ‘Naco na Pedra’. “O ambiente é óptimo, tanto a nível familiar como profissional. Costumo vir cá muitas vezes com um grupo de amigos durante a semana e até já fiz alguns negócios aqui. Numa escala de um a dez, dou-lhe nota dez”.

Sempre que vêm à ‘cidade dos arcebispos’ o casal Aurora e Armando Esteves, também proprietários de um espaço de restauração, têm por costume visitar o ‘Naco na Pedra’.
“Quando temos um dia de folga e vimos a Braga venho cá com a minha esposa”, referiu Armando, destacando a “comida” e o “ambiente” como as melhores características do restaurante. “Hoje, por exemplo, fomos surpreendidos com a música ao vivo e está a ser muito agradável”.


Quando mãe e filha se juntam em Braga, é quase regra, uma visita ao restaurante ‘Naco na Pedra’. É assim que acontece com Adelaide e Patrícia Dias, naturais do Gerês, que ontem, mais uma vez, repetiram a experiência gastronómica no espaço. “Já provámos, em outras ocasiões, as especialidades da casa, como o ‘Naco na Pedra’ e a ‘Picanha’ e é tudo óptimo e muito bem servido”, apontaram as clientes.

Banda ‘Little Hands’ diverte com blues

José Carlos Costa, (voz e guitarra), Miguel Fernandes (bateria), André Seixas (teclado) e Albano Fonseca (baixo) são os quatro elementos da ‘Little Hands Band’ - o mais recente projecto musical do vocalista - onde os blues têm o papel principal no palco. A gravação de um álbum é um dos futuros sonhos a realizar.


Depois de ter fundado um trio, com o nome de ‘Crazy Blues Band’, José Carlos Costa - apelidado de ‘Mãozinhas’, dado os dotes musicais que possui à guitarra, o jovem músico, de apenas 24 anos, acaba de criar há pouco mais de dois meses a ‘Little Hands Band’, precisamente para privilegiar os sons dos blues, do soul e do funk, num registo diferente.

José Carlos garante que todos os elementos da banda são uma espécie de ‘génios da música’ que se encontraram para partilhar “os mesmos gostos musicais”.

“Nós sentimos verdadeiramente aquilo que fazemos. Alguns de nós dão aulas também, mas é no palco e a actuar para um público que aprecie este género musical que nos sentimos realmente bem e em casa”, garantiu o vocalista da banda em entrevista.

Influências vão desde o funk aos blues

As influências musicais do mentor da banda são variadas, que vão desde os blues ao funk e que potenciam também a sua versatilidade sempre que tocam. A introdução do teclado veio permitir um leque mais alargado de interpretações e até de inovações ao nível da sonoridade.

A ‘Little Hands Band’ brindou ontem os clientes do espaço com uma actuação ao vivo e com te-mas que todos admiraram como ‘Georgia’ de Ray Charles e ‘Every Day I Have de Blues’ de B. B. King. ‘Proud Mary’ dos Creedence Clearwater Revival foi outro dos temas interpretados pela banda.

“O nosso grande objectivo é divertirmo-nos ao máximo, mas encaramos o nosso projecto musical muito seriamente”, garante João Carlos ‘Mãozinhas’, que recordou também que começou a sua carreira musical aos 12 anos, fruto também de ser filho de um músico.

“Entrosamento”, “empatia” e “muito gosto pela música” conferem o ADN à ‘Little Hands Band’, identificado pelos próprios elementos do grupo.

Todos confessam em geral que um dia gostariam de ver o seu trabalho musical editado num possível álbum com covers e originais.

Para quem quiser conhecer um pouco melhor a banda pode visitar a sua página na Internet em www.facebook.com/littlehandsband, ou então pelo e-mail little.hands.band@gmail.com ou através do número de telemóvel 917695587.

2011-11-03 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante Naco na Pedra
Convidados:
Little Hands

Sem comentários: