quinta-feira, 24 de março de 2011

‘Tramadix’ almoçaram com clientes do ‘Colinatrum’

O primeiro concerto do projecto ‘Música no Norte’, que se realiza este sábado no Parque de Exposições de Braga com a participação especial dos ‘Anjos’ e o lançamento do próximo trabalho do grupo bracarense ‘Tramadix’, no final deste ano, foram os temas de conversa, durante a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, que decorreu ontem no ‘Colinatrum Café’, situado na Colina da Cividade.


Giovani Goulart (piano) e Filipe Cunha (flauta e clarinete), dois dos elementos dos ‘Tramadix’, falaram do novo projecto, que surgiu depois do grupo ter recebido inúmeros elogios de grandes intérpretes da música portuguesa, que se colocaram à disposição para realizar eventos em conjunto. “O objectivo deste projecto é realizar de dois em dois meses este tipo de concerto em Braga, sempre com um convidado nacional e, por isso, apelamos aos bracarenses para assistirem a estes espectáculos”, atirou Filipe Cunha, admitindo a possibilidade deste projecto se concretizar, também, noutras cidades.

Para o final do ano, está previsto o lançamento de outro trabalho “com uma participação nacional de peso, bem como a possibilidade de incluir os concertos do projecto ‘Música no Norte’”, anunciou, ainda, Giovani Goulart.

Entretanto, o grupo já mereceu os elogios do cantor Pedro Abrunhosa. “Através do facebook, o cantor elogiou o nosso trabalho e nós agradecemos pessoalmente. Ontem (anteontem) estivemos com ele em Lisboa e o artista reforçou o facto de estar impressionado com o nosso traba- lho. Por isso, será mais um porta-voz dos ‘Tramadix’ e este é o reconhecimento do nosso esforço e de que vale a pena trabalhar”, confidenciou Giovani Goulart.

Enquadrado no estilo ‘World Music’, o grupo ‘Tramadix’ apresenta temas consagrados no panorama musical mundial, interpretados com uma sonoridade nova e diferente através da conjugação dos vários instrumentos num arranjo original. A sua formação de base é piano (Giovani Goulart), voz (Liliana Ramos), tuba (Estefánio Cunha), flauta e clarinete (Filipe Cunha), trombone (Rómulo Vieira) e percussões (Alexandre Magni)


Todos os elementos contam com uma vasta experiência no seu percurso musical estando habituados a grandes palcos. “O meu objectivo ao criar o grupo era conseguir uma sonoridade diferente e um projecto cultural em que a comunicação com o público fosse importante”, lembrou o ‘fundador’ do grupo, Giovani Goulart, que veio do Brasil há 18 anos, recordando que o amigo Filipe Cunha acabou por trazer os outros músicos que compõem o grupo.

A exigente execução dos temas, a energia e boa disposição em palco e o seu espírito irreve- rente são aspectos do grupo que contagiam o público nos espectáculos ao vivo.
O repertório é muito ecléctico e conjuga vários estilos musicais desde o clássico ao jazz, bossa-nova, funk, reagee, entre outros. A música portuguesa também está muito presente no repertório, ainda que com arranjos originais.

Ao vivo o grupo utiliza por vezes outros instrumentos como acordeão, bandolim ou guitarra. Em todos os espectáculos realizados o grupo teve um impacto muito positivo no público porque apresenta uma sonoridade muito agradável através de arranjos originais e musicalmente muito exigentes, elaborados por Giovani Goulart.

Ao grupo, com raiz maioritariamente instrumental, juntou-se a voz de Liliana Ramos. “Tem uma voz impressionante e uma interpretação singular”, assegurou, por sua vez, Filipe Cunha.

Os ‘Tramadix’ estrearam-se em Junho de 2008, tendo visitado algumas Fnac’s para divulgação e tendo realizado alguns concertos. A 1 de Fevereiro de 2009, o grupo apresentou-se ao vivo na cidade de Braga na sala principal do Theatro Circo. E, no dia 30 de Outubro de 2009, o grupo realizou, no grande auditório da Casa das Artes, em Famalicão, o primeiro CD Tiro-Liro, onde constam alguns temas originais.


‘Colinatrum’ alia vista a uma boa refeição

A par da vista panorâmica proporcionada no ‘Colinatrum’, situado na Colina da Cividade, os clientes procuram aquele espaço para uma refeição caseira. Com a já habitual ‘casa cheia’, o proprietário Albino Fernandes abriu ontem as portas do restaurante e café/bar para receber a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho (106FM)’, contando com a presença de dois elementos do grupo bracarense Tramadix (ver página ao lado).

Aberto há quase nove anos, o ‘Colinatrum’ funciona como restaurante e café durante o dia e restaurante e café/bar à noite. O aniversário, que é a 5 de Abril, vai ser comemorado no dia 8 à noite. A estética da casa é logo à partida um factor de atracção para este espaço, desenhado pelo arquitecto Sérgio Borges.

Situado no alto da colina da Cividade, o ‘Colinatrum’ proporciona uma vista fabulosa sobre alguns pontos de referência da cidade, como o Bom Jesus, o Sameiro e uma extensa floresta.
De manhã, o espaço é bastante sossegado. O movimento atinge o pico à hora de almoço. Habituados a uma grande variedade, os clientes do ‘Colinatrum Café’ têm à disposição de segunda a sábado, ao almoço, oito pratos, desde saladas variadas, panado de peru com salada em fruta e acompanhamento do dia, bife de peru grelhado, lasanha vegetal e prego no prato, bem como sopa.

Além destes pratos, o restaurante tem, ainda, um prato de peixe e outro de carne todos os dias. Para acompanhar, os clientes podem sempre escolher vinho em copo, sangria, sumos naturais e cervejas importadas.
As sobremesas também não faltam e cada uma de fazer crescer água na boca. “Temos alguns bolos caseiros, com destaque para o bolo de chocolate, as frutas, os gelados e os crepes”, informou o proprietário, Albino Fernandes.

O serviço de refeições tem feito tanto sucesso, que o ‘Colinatrum’ apostou num novo espaço que permite servir almoços e jantares nos sete dias da se-mana. Em Outubro passado, depois de obras de remodelação da cozinha, surge, assim, o ‘Colinatrum Restaurante e Wine Bar’. Um espaço totalmente renovado e moderno, onde os clientes podem almoçar, entre as 12.30 e as 15.30 horas, e jantar, das 19.30 até às duas da madrugada, sete dias por semana.

“Aqui temos uma ementa específica. Servimos tapas, o bife (do vazio, de lombo e de peru) com vários molhos, a francesinha especial, as pastas, as omeletes, o bacalhau na brasa com batata a murro, o bacalhau à Braga e o bacalhau com broa, bem como o salmão”, sublinhou o gerente da casa. Mas há mais. “Temos também lombelos de porco grelhados com puré de maçã e legumes salteados e costeletinhas de borrego grelhado com batata a murro e legumes”, acrescentou Albino Fernandes.

A aposta da casa vai para os grelhados e para a comida saudável. “Todos os dias compramos os legumes e até as batatas fritas são descascadas cá. Preferimos a comida saudável”, confidenciou o proprietário, acreditando que por esse motivo a casa “tem o sucesso que tem e é muito procurada ao almoço e ao jantar”.
De realçar, que todos os pratos servidos naquele espaço têm um preço fixo e que a relação preço-qualidade é excelente.

Marina Malheiro estava numa das mesas do ‘Colinatrum’ na companhia de duas amigas. A professora de Educação Física vai com alguma frequência àquele espaço. “Venho cá almoçar às vezes. Hoje (ontem) vim apenas tomar um café antes de ir trabalhar”, confessou, em directo para os microfones da rádio ‘Antena Minho’, a professora. Marina admitiu que gosta de ir ao ‘Colinatrum’ “para reflectir e pensar na vida e estar com os amigos”. E justificou: “este espaço pode ser comparado ao desporto, faz bem ao corpo com as refeições deliciosas que aqui são servidas, e faz bem à mente, porque proporciona uma vista fantástica”.

Numa outra mesa estava Cecília Rocha. Na companhia de uma irmã e uma amiga, Cecília optou pelo prato de peixe assado. “Estava muito bom”, confessou. A trabalhar na área de marketing numa empresa de software, Cecília referiu que vai ao ‘Colinatrum’ com alguma regularidade. “Tem uma esplanada excelente, uma vista e um ambiente muito bons. É o espaço ideal, também, para vir com crianças”, justificou aquela cliente. Ana e Filipa, que faziam companhia a Cecília, também preferiram o peixe assado, que foi um dos pratos de eleição servidos no ‘Colinatrum’.

24-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários: