quarta-feira, 30 de março de 2011

Padaria e Pastelaria Machado & Eira: três gerações a bem servir

Foi na Padaria e Pastelaria Machado & Eira, Lda, na freguesia de Mire de Tibães, que decorreu ontem mais uma edição da iniciativa ‘Venha tomar o pequeno-almoço connosco’, dinamizada pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.


Localizada na Rua do Seixido, junto à rotunda de acesso ao Mosteiro de Tibães, a Padaria e Pastelaria Machado & Eira, Lda é uma casa com 80 anos de história. Fundada em 1931, esta pa-daria vai já na terceira geração: “Foram os meus avós que fundaram esta casa, na altura como taberna e mercearia”, recorda Maria de Lurdes Machado, a neta que hoje é proprietária de um estabelecimento moderno que oferece um leque variado de serviços: padaria, pastelaria, cafetaria, refeições, mini-mercado e serviço de catering.

“Todos os nossos produtos são de fabrico próprio”, refere a empresária, revelando que a padaria trabalha toda a noite e “é muita a mocidade que nas noitadas passa por aqui para comprar bolos”.
A pastelaria abre portas diariamente às cinco da manhã e não faltam clientes, desde os funcionários do Mosteiro, passando pelos moradores da zona, até aos trabalhadores dos vários parques industriais da zona.

A Machado & Eira fornece ainda pão e pastelaria para outros estabelecimentos: “temos seis carrinhas a fazer a distribuição diariamente. Vamos a vários concelhos”, realça, revelando que são clientes que, na maioria dos casos, já herdou dos tempos dos seus pais.
São vários os tipos de pães confeccionados: espanhol, bijou, de cereais, de água, de centeio, baguete, rosca, broa de milho, entre outros.

Quanto à pastelaria, a varie-dade é imensa, mas a proprietária destaca as natas, cujo creme é confeccionado na casa e com um segredo próprio que lhes dá um sabor e textura únicos.
Com a Páscoa a aproximar-se, os bolos da época ganham desta-que: pão-de-ló tradicional, pão-de-ló à Machado, bolo de gema, casadinhos, húngaros e massa-pães estão entre as iguarias mais apreciadas pelos clientes.

Este ano, esta pastelaria começou também a aventurar-se nos serviços de catering, experiência que está a ser bem sucedida.
Diariamente, o cliente tem também um serviço de refeições, sempre com a opção entre o prato de carne ou de peixe. “É tudo comida caseirinha, confeccionada cá”, refere Maria de Lurdes.
A Machado & Eira tem uma filial na Rua de S. Martinho, também em Mire de Tibães. Brevemente vai abrir uma nova casa na freguesia de Panoias, no lugar do Souto.

30-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários: