quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

‘Amigos do Borguinha’ levaram animação e boa disposição à Adega Regional do Pinheiro

A animação e boa disposição foram mesmo as ‘convidadas especiais’ da edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’. Depois do almoço recheado com comida caseira acompanhada por um bom vinho da região a música dos ‘Amigos do Borguinha’ foi mesmo a ‘cereja’ em cima do bolo.




Entre as músicas ‘O meu lindo canarinho’, ‘Olhai, olhai’ e ‘Coração apaixonado’ o líder do grupo lá foi revelando que já está a trabalhar no próximo álbum. “Já lançámos dois trabalhos e pelas vendas correu muito bem”, confessou Borguinha.


Na primeira gravação, feita a 23 de Maio de 2010, foram gravados onze temas, dois dos quais são originais do grupo: a faixa n.º 1, que se intitula ‘Ó meu lindo Canarinho’, que dá nome ao álbum, e a faixa n.º 11 intitulada ‘A crise desta Nação’, ambos escritos pelo fundador do grupo, o ‘Borguinha de Braga’.


Mais recentemente surgiu um novo trabalho, constituído por dez faixas, intitulado ‘Deixa que Cuido Dela’. Esta é mais uma aposta do grupo, que neste momento está já a ter algum sucesso nas rádios locais, tal como aconteceu com o primeiro.


Em Janeiro próximo, o grupo vai para estúdio gravar dez temas para o terceiro CD, sendo quase todos originais. “As músicas têm um bocadinho de cada um de nós”, confidenciou o artista, que está sempre acompanhado por Orlando Silva, Fernando Rodrigues, José Rodrigues, José Matos, Tiago Coelho, Francisco Fernandes e Domingos Castro.
“Estamos a pensar lançar o CD em finais de Junho ou princípios de Julho, mesmo antes dos mui- tos espectáculos que já temos marcados para o Verão”, frisou aquele responsável.


O Grupo de Cantares Populares ‘Os Amigos do Borguinha’ foi formado oficialmente a 25 de Fevereiro de 2009, na freguesia de São Mamede de Este, concelho de Braga.
Alguns dos elementos do grupo tinham já uma ligação à música e sempre que este grupo de amigos se encontrava “havia motivo para pegar numa concertina e fazer a festa”, lembrou, ainda em directo para a rádio ‘Antena Minho’, o elemento que dá nome ao grupo.


A junção do grupo foi “um grande sonho que se tornou realidade” para o seu fundador, Borguinha de Braga. “O nome já vem de família e o meu bisavô, como eu era o bisneto mais novo, começou por chamar-me o borguinha”, contou o jovem tocador de concertina.
Inicialmente o grupo era constituído por cinco elementos, depois dos primeiros ensaios acabou por se revelar importante que mais elementos integrassem a ‘equipa’ para serem obtidos os resultados pretendidos a nível musical.


Entraram então mais três elementos para o grupo e desde aí os ‘Amigos do Borguinha’ passaram a ser oito, formação que ainda hoje se mantém.
“Depois de muita convivência e de muitas horas de boa disposição chegámos à conclusão de que deveríamos ir um pouco mais além e gravar o primeiro disco, uma vez que muita gente já perguntava se tínhamos algum trabalho gravado”, justificou Borguinha.


Os interessados em saber mais sobre o grupo ou até marcar concertos podem contactar através do número 913 636 034, no facebook ou por email amigos_do_borguinha@hotmail.com.


Comida caseira atrai clientes à
Adega Regional do Pinheiro


Comida tradicional e caseira acompanhada sempre por um bom vinho da região. Este podia bem ser o slogan da Adega Regional do Pinheiro, na Póvoa de Lanhoso, que, ontem, abriu as portas para receber a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.




Manuel Carvalho, emigrante no Luxemburgo, decidiu abrir a casa há quase um ano e desde então o sucesso tem parado por ali, a ter em conta o número de clientes que almoçam e jantam neste restaurante. “Temos pratos deliciosos, sempre caseiros e feitos na brasa ou no fogão a lenha”, justificou o proprietário em directo para os microfones da rádio (106FM).


Bacalhau assado na brasa, cabrito assado no forno a lenha, bife do vazio, costeletão, vitela assada e rojões à moda do Minho são apenas alguns dos pratos típicos que ninguém perde a oportunidade de saborear sempre que vai almoçar ou jantar à Adega Regional do Pinheiro.
Mas há muito mais. O bolo de sardinha e a bola de carne feitos no forno a lenha são também especialidades da casa e muito apreciadas pelos clientes.


Aos domingos a atracção é mesmo o cozido à portuguesa confeccionado, como tudo que vai para a mesa, com carnes caseiras.
Depois há ainda as carnes de caça que são sempre servidas desde que os clientes façam encomenda (através do número 253 633 053). Javali, coelho bravo ou perdiz são apenas alguns dos mimos ali cozinhados.


Entretanto, Manuel Carvalho decidiu fazer uma churrasqueira no exterior “com todas as con- dições para fazer grelhados e assados muito apreciados pelos clientes”, atirou.
De segunda a domingo a casa está sempre cheia, sobretudo aos almoços e lanches e nas noites de sexta-feira e sábado.


Aos almoços, os clientes têm também sempre à disposição o prato do dia e, ontem, as especialidades eram frango assado no forno e caldeirada de peixe.
“Para além dos almoços bem concorridos, almoçam em média por dia 80 a 90 pessoas, mas há dias que ultrapassam as 100, temos também os lanches, a partir das 16 horas”, informou, entretanto, a cozinheira, Maria Paula. E assegurou: “servimos lanches deliciosos e temos sempre a casa cheia. Pica-no-chão, coelho na caçarola, bolinhos de bacalhau, rissóis, moelas ou o bom presunto sempre acompanhados pelo bom vinho tinto e branco da região não faltam”.


Na churrasqueira está de serviço Manuel Martins, que, ontem, lá foi revelando alguns segredos para a carne ficar bem grelhada. “Tem que ser carne de qualidade e só se deve deixar estar uma vez de cada lado, mais ou menos tempo conforme as pessoas quiserem a carne bem ou mal passada”, explicou o especialista, admitindo que também é preciso “alguma paciência”. O assador não é para qualquer um e Manuel Martins mostrou-se orgulhoso porque “os clientes têm-se mostrado muito satisfeitos”.


Numa das mesas, estava a acabar de almoçar António Escorrega. “Já comi aqui o cozido à portuguesa, bacalhau na brasa, feijoada e as várias diárias. É tudo de qualidade e as carnes são mesmo caseirinhas”, referiu aquele cliente, que almoça por ali muitas vezes.
Também Vilas Lima, que ali almoça quase sempre, já saboreou bifinho do vazio, bacalhau assado, cozido à portuguesa e cabrito assado. “Aconselho toda a gente a vir cá, porque é um bom restaurante”, frisou aquele cliente, que aprecia os petiscos servidos ao lanche, acompanhados com uma jogada de sueca.


15-12-2011 - Correio do Minho


Venha Almoçar Connosco
Adega Regional do Pinheiro
Convidados: Os Amigos do Borguinha

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

‘Amigos de Sobreposta’ animaram clientes do Restaurante D’ Cuca

‘Os Amigos de Sobreposta’ estão a trabalhar num novo CD que vai ser editado em 2012. Ontem, em exclusivo para a rádio ‘Antena Minho’ revelaram dois dos temas que vão integrar este trabalho discográfico: ‘Bota fogo no terreiro’ e ‘Dá-me um beijinho’.


Seis dos oito elementos deste grupo de música tradicional portuguesa que conta já com mais de 25 de anos marcaram presença no restaurante, onde cantaram e encantaram os clientes. Foram eles João Ramiro, Neca, Lino Manso, José Rodrigues, Diogo Rodrigues e António Vieira. Faltaram apenas Joaquim Jorge (‘Ginho’) e João Vieira, por motivos de trabalho.

Com três CD’s já editados, tendo o mais recente (‘Quadras Soltas’) obtido um sucesso ímpar que lançou o grupo a nível nacional, os elementos de ‘Os Amigos de Sobreposta’’ estão a trabalhar num quarto trabalho discográfico que, a avaliar pelos temas ontem revelados em pri-meira mão, vai ser sucesso garantido.
‘Bota fogo no terreiro’, com letra e música de Neca, é um dos temas originais novos e vai certamente fazer dançar milhares de pessoas nos muitos concertos que o grupo vai dar pelo país fora e estrangeiro.

O próximo espectáculo está agendado para 20 de Janeiro, em São Mamede D’Este e começa já a ficar preenchida a agenda do grupo para o próximo ano. Quem desejar contratar este grupo para animar festas basta entrar em contacto com Ricardo Agency (939 204 587), a quem os elementos do grupo fizeram uma especial referência agradecendo todo o apoio que tem sido dado à sua carreira.

O grupo nasceu já lá vão mais de 25 anos. “Tudo começou com uma brincadeira, tínhamos sempre encontro marcado no café e depois decidimos formar um grupo”, recordaram ontem.
O grupo tem corrido Portugal e o estrangeiro com as suas belíssimas músicas que encantam quem os vê e ouve.
Este grupo é muito conhecido pela música mexida que apresenta com excelentes vozes e, acima de tudo, “sempre em português”, vincaram ao microfone da ‘Antena Minho’.

D’ Cuca tem nova gerência e a qualidade de sempre

Na rota da boa gastronomia da região, o Restaurante D’ Cuca, em Palmeira, é uma referência. E foi este espaço que ontem recebeu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e rádio ‘Antena Minho’.


De portas abertas há mais de vinte anos, o restaurante D’ Cuca tem nova gerência desde Setembro, mas mantém a qualidade que sempre o caracterizou, desde logo porque a cozinheira é a mesma que há duas décadas confecciona os pratos que fazem as delícias dos clientes.
Localizado na Rua D. António Ferreira Gomes (na rua interior em frente ao palácio D. Chica), este restaurante é agora gerido por Fátima Pinto e pelo marido, Armindo Pinto.

“Estamos cá desde Setembro e o balanço é positivo. Trabalhamos muito bem ao fim-de-semana e durante a semana lançámos agora o ‘menu executivo’ que começa a cativar clientes”, revelou Fátima Pinto.
O menu executivo, servido de terça a sexta-feira ao almoço, é composto por pão, prato de carne ou de peixe, bebida, sobremesa e café e tem o custo de sete euros e meio por pessoa.

Salão para festas e jantares de grupo com karaoke

A paella é desde sempre o prato mais afamado deste restaurante. Desde Outubro que também são servidas as famosas Papas de Sarrabulho, um dos pratos mais pedidos no restaurante e também nas encomendas de take-away. É que os clientes podem ligar para o 253 626 403 e encomendar os pratos de que mais gostam para saborear em casa.

Bacalhau à Cuca, cabrito, bifinhos de vitela com cogumelos, posta à Mirandesa, vitela assada e filetes de pescada são outros pratos que destacamos na carta deste restaurante, onde predomina a comida típica portuguesa com o toque inconfundível da cozinheira, a chefe Elisabete Duarte que ontem esteve de parabéns e foi surpreendida com um bolo de aniversário.

Uma novidade são as feijoadas, à transmontana ou à moda do Porto, que também estão a ganhar cada vez mais adeptos.
Além da tradicional sala de refeições, muito aconchegante e bem decorada, o D’ Cuca conta ainda com um salão para festas equipado com karaoke. “Aceitamos reservas de mesas para jantares de grupo, de aniversário ou de Natal, para baptizados e outras festas”, refere Fátima Pinto.

Clientes não poupam nos elogios

Os clientes tecem rasgados elogios a este restaurante. José Carvalho foi um dos clientes que ontem almoçaram no D’ Cuca e garantiu que “apesar de a gerência ser nova, é muito simpática, e a qualidade dos pratos é a mesma de sempre”. Este cliente também fez anos ontem e teve também direito a que lhe cantassem os parabéns.


Quem também almoçou ontem no D’ Cuca foi o presidente da junta de Palmeira, João Russel, um cliente habitual deste espaço. “Este é um restaurante com muitos anos e que agora ganhou uma nova dinâmica com esta simpática gerência. É um restaurante importante para Palmeira, porque é muito conhecido na cidade e atrai muita gente à nossa freguesia”, referiu o autarca, que ontem optou pelo bacalhau à Cuca.

Russel aproveitou a ocasião para desejar as boas festas aos palmeirenses e revelou que para 2012 vai dar mais uma prenda à freguesia: a praia fluvial. “Estou convencido que vamos consegui-la”, confessou o autarca.

Vítor Faria, outro cliente, revelou ao microfone da rádio ‘Antena Minho’ que “a qualidade do D’ Cuca é a mesma de sempre, excelente”, apesar da gerência ser nova. Este cliente também optou pelo bacalhau à Cuca. Sempre que tem oportunidade, José António Peixoto vai ao D’ Cuca comer a paella. Diz que para ele é este o prato de referência deste restaurante.

“Também já provei as Papas de Sarrabulho e recomendo”, acrescentou. Adelino Gonçalves é cozinheiro e resolveu aproveitar o dia livre para ir almoçar ao D’ Cuca. “Li no jornal sobre esta iniciativa e resolvi vir cá conhecer o espaço. Gostei muito e a comida estava óptima”, disse este entendido na matéria.

Cozinheira surpreendida

Como já referimos, no decorrer desta iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, a gerência surpreendeu a cozinheira Elisabete Duarte com um bolo de aniversário.


Fátima Pinto aproveitou a ocasião para agradecer publicamente aos funcionários, Elisabete Duarte e Manuel Duarte, “pela sua colaboração que tem sido fantástica”. Estes colaboradores trabalham no restaurante D’ Cuca há vinte anos.

09-12-2012 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante D'Cuca
Convidados: Amigos de Sobreposta
Antena Minho - Podcast Player