quinta-feira, 15 de março de 2012

Lobattos Restaurante: um espaço inovador


O espaço inovador, moderno e acolhedor aliado à qualidade da comida e do atendimento atraem os clientes ao Lobattos Restaurante, situado no Largo da Estação, no edifício Basic Hotel, em Maximinos, e que, ontem, abriu as portas à iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Mi- nho’ e pela rádio ‘Antena Minho’.



Depois de ter aberto o restaurante, em Setembro de 2010, na Rua Cruz de Pedra, Luís Lobato aceitou o desafio lançado pelos responsáveis do Basic Hotel para explorar o restaurante do edifício. “Foi a realização de um sonho de menino.

Apostei na comida minhota e tradicional, confeccionando como as nossas avós faziam”, começou por admitir, em directo para a rádio ‘Antena Minho’, o responsável do restaurante, sublinhando o facto de confeccionar “pratos sabores com história, mas dando-lhe sempre um toque diferente, especial e com muito carinho”.

Mas a qualidade da comida e o atendimento personalizado fazem do Lobattos Restaurante um local a visitar. “A ementa é elaborada por mim. Faço muita pesquisa e a cozinha é um laboratório. Experimento até sair o prato como o imagino e quero”, assegurou o gerente do restaurante, acreditando que “a melhor publicidade é o passar a palavra e transmitir os sabores”.

Na ementa, o Lobattos Restaurante apresenta seis pratos de carne e outros tantos de peixe. “Apostamos muito nas entradas e há clientes que vêm cá para ‘tapear’ com uma boa garrafa de vinho”, contou.

O ‘salmão ao pistache’ e o ‘polvo à Lobattos’ são duas das especialidades da casa. “O salmão é um prato fresco e é fabuloso para o Verão”, garantiu Luís Lobato, adiantando que vai ser publicado no livro de receitas das laranjas de Amares uma receita sua: “o polvo à Lobattos, confeccionado com laranja e whisky velho”. Mas há mais. O ‘naco à Lobattos’, que tem “um toque pessoal e com o segredo do chef” é outra das especialidades do restaurante.


No Lobattos Restaurante, os clientes têm disponível o menu executivo de segunda a sexta-feira. “Temos pratos típicos e mais rápidos, como a minha mãe elaborava em casa, como é o caso da carne alentejana, arroz de pato, pataniscas, frango estufado, lulas recheadas, entre outros”. No menu executivo de ontem, os clientes podiam escolher entre o bacalhau com natas no forno e o arroz de pato à Braga. O menu executivo, que fica por 7.50 euros, inclui pão de milho, azeitonas, sopa, prato principal, bebida e café. “O preço máximo no restaurante é o do ‘polvo à Lobattos’, porque é um prato caro e não rende. Mas a maior parte dos pratos rondam os 10 e 12,5 euros”, informou.

Já na próxima semana, Luís Lobato vai receber 160 jovens, que vão ficar instalados no Basic Hotel, que vão participar no Parlamento Jovem, no âmbito da Capital Europeia da Juventude. “Vou receber os jovens à minhota, muito à vontade, com alegria e, claro, com boa comida”, frisou, até porque será uma boa “operação de charme”.

Neste novo espaço, o gerente vai continuar a promover Noites de Fado. “A ideia é fazer essas noites ao ar livre, aproveitando a esplanada”, confidenciou.

Já a pensar na realização do Campeonato Europeu de Futebol e nos Jogos Olímpicos, Luís Lobato vai também aproveitar a esplanada, que tem “uma exposição solar fantás tica e é um lugar sossegado para colocar uma lona gigante para transmitir os jogos”.

E Luís Lobato deixou um recado: “ponham a inveja de lado e venham conhecer o espaço. Vão gostar porque aqui aliamos o bom atendimento à boa comida”, garantiu.

Ainda em directo para a rádio, Filipe Silva, o administrador do grupo Axis, que detém o hotel low cost Basic Hotel, admitu que o restaurante “é uma mais-valia para o hotel”. Filipe Silva aproveitou ainda para assegurar que todos o espaço “é acolhedor”, garantindo que o acolhimento “é perfeito”.

Marlene Rodrigues entre jazz, bossa nova e fado

Foi ao som do fado, que Marlene Rodrigues encantou todos aqueles que não perderam a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, promovida pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’ e que, ontem, decorreu no Lobattos Restaurante, no Largo da Estação, no edifício Basic Hotel, em Maximinos. “Tento estar sempre de corpo e alma nos projectos, tento sempre fazer o melhor de mim”, sublinhou a jovem cantora, que tem projectos na área do jazz e da bossa nova.


Marlene Rodrigues nasceu em 1979 na cidade de Brampton, no Canadá, mas mudou-se para Portugal com apenas três anos. A música entrou na sua vida tinha apenas 10 anos. “Comecei a minha formação académica bastante tarde, mas sou uma espécie de autodidacta e o meu pai, como era músico, também me ensinou muita coisa”, confessou a professora de Matemática e Ciências.

Depois de ter participado em vários projectos, a jovem cantora, que gosta de “aceitar desafios e agarrá-los”, iniciou em Setembro de 2007, no Laboratório de Creatividad Musical, em Vigo, aulas de Baixo Eléctrico e Laboratório de Interpretação com o professor Blás Segura e de Solfejo, Teoria da música, Harmonia e Educação do Ouvido com o professor Puime Rodriguez, concluindo o grau médio em Fe- vereiro de 2010.

Marlene ingressa, entretanto, em Setembro de 2008, na Escola de Jazz do Porto. E, em meados de Outubro do mesmo ano, é convidada a participar, como cantora, num projecto de originais galegos intitulado ‘Xardín Desordenado’. “Editámos o primeiro trabalho em Agosto passado e agora estamos a divulgar”, informou a cantora, deixando o convite para assistir aos próximos espectáculos marcados para 21 de Março no Festival Poesia, em Vigo, e 23 de Março, em Gondomar, perto de Bayona. “Entretanto, estamos já a preparar o segundo álbum”, adiantou a jovem artista.

Novos trabalhos

A cantora abriu, em Outubro de 2009, o Laboratório de Criatividade Musical ‘Jamp School’, em Monção. “Foi a realização de um sonho e já temos 65 alunos, muitos deles de Monção, Valença e Melgaço”, referiu Marlene Rodrigues, anunciando a possível abertura de uma filial da escola em Arcos de Valdevez.


Entretanto, em Janeiro de 2010 é convidada para integrar um grupo de fados ‘Quinto Fado’, iniciando também a sua colaboração com a empresa Two For Tango (24Tango), de Braga.

Surge ainda o projecto ‘Inside - Jazz and Bossa’, que está actualmente em fase de gravação do seu primeiro disco. “Queremos que seja lançado em Setembro ou Outubro, mesmo a tempo de comprar o disco para o Natal”, adiantou a jovem que, ontem, contou com Francisco Vieira na guitarra portuguesa e Costa Pereira na guitarra.

15-03-2012 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Lobattos Restaurante
Convidada: Marlene Rodrigues
Antena Minho - Podcast Player

Sem comentários: