quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Se quer comer bem vá ao restaurante Pevidém

Comer bem e num local acolhedor é sinónimo de se sentar à mesa do restaurante ‘Pevidém 3’, que está aberto há seis anos na Avenida João II, na freguesia de Lamaçães.


“O negócio está a correr muito bem e o balanço que faço destes seis anos é muito positivo. Claro que com a crise quebrou um bocado, mas vai-se trabalhando bem, porque também apostamos sempre na qualidade”, justificou o proprietário, Miguel Lemos, que seguiu o conselho do arquitecto e tem a casa decorada de verde e preto, dando-lhe um “ar muito moderno”.

As especialidades são muitas e Miguel Lemos admite que no restaurante se “come muito bem”. Na montra não falta o peixe e a carne de “boa qualidade e sempre frescos”, assegurou o proprietário.


Bacalhau à Pevidém, picanha, parrilhada de carne, arroz malandro com filetes de polvo, arroz de tamboril, rodobalho, robalo e cherne são apenas alguns dos pratos que fazem as delícias dos muitos clientes que ali vão almoçar, jantar ou até petiscar ‘fora de horas’.

Todos os dias, os clientes do restaurante ‘Pevidém 3’ contam sempre com dois pratos do dia, que são picanha e filetes de pescada. “Estes dois pratos estão sempre prontos a servir. Além destas sugestões temos sempre dois pratos surpresa e diferentes todos os dias. Hoje (ontem) são o bacalhau à Pevidém e a vitela assada”, explicou o proprietário do restaurante.

Na cozinha e em directo para a rádio ‘Antena Minho’, Avelino Cerqueira lá foi revelando o segredo da casa: o bacalhau à Pevidém, que é um bacalhau gratinado no forno com puré e maionese, acompanhado com maçã fatiada. Entre o bacalhau e a vitela, o cozinheiro, lá foi falando da experiência que tem adquirido ao longo de 34 anos. No restaurante ‘Pevidém 3’ está desde que abriu.

E por falar em segredos, também Deolinda Sousa, ajudante de cozinha, lá revelou que para descascar o alho e não ficar com o cheiro nas mãos ou não estragar as unhas se deve pôr o alho em água algum tempo antes de o descascar. A trabalhar no restaurante há alguns meses, a ajudante de cozinha está a gostar da experiência já que faz “um pouco de tudo”.

O restaurante, com uma sala para fumadores e outra para não fumadores, estava bem composto “como é habitual”.

Paulo Ribeiro é um dos muitos clientes habituais da casa. A saborear camarão, Paulo Ribeiro tinha pedido o bacalhau à Pevidém. “Gosto muito e aconselho. Aqui come-se muito bem”, assegurou aquele cliente referindo que “o espaço é muito acolhedor e simpático”.

Também Abílio Camelo é cliente habitual do restaurante e adepto, sobretudo, do bacalhau e bife à Pevidém.

Numa outra mesa, José Luís levou, pela primeira vez, dois amigos, ao restaurante ‘Pevidém 3’. “Já sou cliente habitual e decidi trazer aqui os dois amigos, porque se come sempre muito bem e tem um espaço fantástico”, evidenciou aquele cliente, que aceita sempre a sugestão do chefe.

Mais à frente, ainda na sala dos fumadores, estavam José Silva e José Marques. “Está tudo uma maravilha e o preço é excelen- te”, confidenciaram os dois amigos, que são clientes habituais da casa e tinham acabado de saborear o bacalhau à Pevidém e a vitela assada.

Paula Vieira também é cliente habitual da casa e, ontem, delicou-se com um cherne grelhado com batata a murro. “O espaço é muito acolhedor e agradável e são todos muito simpáticos”, atirou.

Banda ‘Xystema Show’ numa festa perto de si

O restaurante Pevidém 3, em Lamaçães, contou, ontem ao almoço, com animação especial da banda ‘Xystem a Show’, que participou em mais uma iniciativa do programa ‘Venha almoçar connosco’, promovido pelo jornal ‘Correio do Minho’ e pela rádio ‘Antena Minho’. Entre cantigas, o vocalista da banda, Tó Fernando, lá foi confidenciando que “entre Maio e Setembro a agenda está bem preenchida”.


Durante a hora do almoço de ontem, alguns elementos da banda animaram os clientes do ‘Pevidém 3’, começando com um tema original; ‘A mulher’.

Apontado como a banda de baile mais antiga da cidade de Braga, o grupo ‘Xystema Show’ tem um historial com quase 17 anos de espectáculos.

Foi em Junho de 1995 que Tó Fernando fundou o ‘Xystema Show’ e desde então foi um nunca mais acabar de espectáculos onde a música, a alegria, as cores e a vitalidade nos palcos deliciaram as noites de milhares de espectadores, nas mais variadas terras de Portugal. “Tudo começou com uma brincadeira com cinco rapazes em Merelim S. Pedro, mas começámos a gostar e daí a ensaiar para espectáculo foi um rápido”, revelou Tó Fernando, em directo para a rádio ‘Antena Minho’, admitindo que “hoje é mais responsabilidade que brincadeira”.

Os elementos do grupo que tocam “um pouco de tudo (de forró até música popular portuguesa) em todo o lado, desde casamentos a arraiais” têm consciência que “é preciso agradar a todos, aos mais novos e aos mais velhos”.

Os 12 elementos que completam a banda cantam, dançam e tocam inúmeros instrumentos desde o teclado, passando pela concertina, cavaquinhos e até a guitarra eléctrica.

“Hoje soletrar a palavra ‘Xystema Show’ é trazer ao de cima a referência musical da mais velha banda de baile da cidade de Braga”, lembrou Tó Fernando que também segue uma carreira a solo em paralelo com este projecto, anunciando para breve o lançamento do seu primeiro trabalho.

O grupo ‘Xystema Show’ é actualmente uma orquestra com 12 elementos que proporcionam a todo o tipo de público um espectáculo cheio de emoção e divertimento já que a sua vasta experiência assim o permite. “Estes últimos dois anos tivemos muito trabalho e temos recebido mui- tos elogios o que tem ajudado e muito ao crescimento da banda”, vincou Tó Fernando, fazendo ainda referência à participação no espectáculo de S. João promovido, o ano passado, pelo ‘Correio do Minho’ e pela ‘Antena Minho’, no qual participou e espera que seja uma experiência a repetir.

Tó Fernando referiu ainda que ‘Xystema Show’ é “sem dúvida sinónimo de show, espectáculo e emoção”.

Berto, que toca teclado, está na banda há 12 anos. “Somos uma grande família e isso é muito importante”, assegurou aquele elementos da banda. Já Bruno Fernandes, que entrou para o grupo em Setembro do ano passado, revelou que está a ser “uma boa experiência”. “Ainda só participei num espectáculo, mas já acompanho a banda há muito tempo”, frisou. Joana e Daniela Nunes são duas das jovens que fazem parte da banda há quatro anos. “Tem sido uma experiência espectacular”, contaram.

Entretanto, a banda tem já uma agenda “bem preenchida” de Maio até Setembro. “Apesar da crise, tem corrido bem”, garantiu Jorge, o responsável pelos contactos e marcação de espectáculos da banda. “Os espectáculos agendados são praticamente para a zona do Minho, é a nossa terra e é onde nos sentimos bem”, justificou.

Para marcação de espectáculos ou para saber mais sobre ‘Xystema Show’ basta aceder ao site ou à página no facebook da banda.

15-12-2011 - Correio do Minho

Venha Almoçar Connosco
Restaurante Pevidém 3
Convidados: Xystema Show
Antena Minho - Podcast Player

1 comentário:

AlcocheteJamé disse...

Já me abriste o apetite.