quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tó Fernando anima clientes do restaurante 'Companhia dos Grelhados'

Tó Fernando, o fundador da banda de baile mais antiga da cidade de Braga, a ‘Xystema Show’, foi o artista convidado para a edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’ que decorreu no restaurante ‘Companhia dos Grelhados’, localizado no Centro Empresarial de Ferreiros.


Nesta participação, o artista falou sobre os seus novos projectos, sobretudo acerca da sua nova aventura a solo depois de tantos anos a tocar em bares e com a banda ‘Xystema Show’ que fundou em 1995 e que continua a animar com muito sucesso as festas e romarias por esse país fora.

Esta aventura a solo traduz-se no lançamento de um CD, no final do Verão. “Achei que esta era a hora para tirar da gaveta as músicas e letras que fui escrevendo ao longo dos anos. São temos que mostram muito mais aquilo que eu sou e o tipo de música com com me identifico: o pop rock”, refere.
Neste trabalho a solo, o público vai conhecer um Tó Fernando muito diferente daquele que actua na banda de baile, onde interpreta sobretudo temas populares e temas de outros artistas.
“Este projecto mostra realmente o que me está no sangue desde a minha infância”, sublinha Tó Fernando, realçando que a carreira a solo não coloca em risco a ‘Xystema Show’, que continua ser bastante solicitada.

O CD está em fase de produção. “A parte instrumental está praticamente gravada, falta só gravar a voz”, revelou.
Ontem, na ‘Antena Minho’ divulgou já dois dois temas que vão integrar o CD.
Tó Fernando apresentou-se no ‘Companhia dos Grelhados’ com Bruno Fernandes, seu antigo aluno de guitarra e agora já professor.

Bruno começou a tocar aos 12 anos e confessou que o marcaram profundamente os cerca de cinco anos em que teve aulas com Tó Fernando.
É agora pela mão do antigo professor que Bruno Fernandes está a entrar no mundo das actuações ao vivo.

Músico partilhou memórias


Ao participar na iniciativa ‘Venha almoçar connosco’, Tó Fernando recordou que foi aos 14 anos que a mãe lhe ofereceu a primeira guitarra. “Antes tinha tido um cavaquinho e uma guitarra daquelas de brincar”, lembra.
Tó Fernando recordou ainda que o seu primeiro espectáculo foi no emblemático Theatro Circo, numa festa de Natal, em Dezembro de 1985. “Foi a primeira vez que enfrentei o público. Confesso que estava atrapalhado, mas acabou por correr tudo bem. Toquei quatro músicas e a partir daí começaram os convites para actuar ao vivo”, recorda. Os convites, esses continuam a chegar.

‘Companhia dos Grelhados’ prima pela qualidade


No Restaurante ‘Companhia dos Grelhados’, que integra o conhecido ‘Grupo Angolana’ e que fica localizado no Centro Empresarial de Ferreiros, encontramos um espaço amplo, diferenciado, com uma decoração moderna e onde a música tem lugar de destaque. Aqui, a decoração faz-se também com instrumento musicais clássicos: estão expostos violoncelos, violinos e até um piano.

Foi no restaurante ‘Companhia dos Grelhados’ que ontem decorreu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ e à rádio ‘Antena Minho’ juntou-se Tó Fernando, fundador da banda de baile ‘Xystema Show’ que agora está também a lançar-se numa carreira a solo.
Com um atendimento personalizado, este é um espaço que prima também pela qualidade dos pratos que ali são servidos.

Dino Reis, responsável pelo espaço, realça que o ‘Companhia dos Grelhados’ além do serviço de restaurante e take-away, está também preparado para festas, baptizados, noites temáticas e sessões de karaoke.
O restaurante ‘Companhia dos Grelhados’ divide-se por diferentes áreas. No rés-do-chão fica a cozinha e a sala de atendimento para take-away. No primeiro andar encontramos um ampla e magnífica sala de refeições e uma sala mais pequena para fumadores.

Existe também uma área diferenciada para a actuação de grupos musicais e animação temática.
“Todos os fins-de-semana temos animação e vamos passar a ter ainda mais”, referiu Dino Reis.
Sem querer adiantar muitos pormenores, o responsável pelo restaurante revelou apenas que brevemente os fins-de-semana no ‘Companhia dos Grelhados’ ficarão ainda mais animados.
“Os nossos clientes poderão vir cá jantar e depois ficar até mais tarde, divertir-se e desfrutar de bons momentos”, adiantou.
A animação é uma atracção, mas a principal é mesmo a comida.
Bacalhau com broa, bacalhau na brasa, bacalhau à casa, costela de vitela grelhada, posta à mirandesa e picanha grelhada estão entre as iguarias mais afamadas.
Diariamente este restaurante serve também um menu executivo, onde o cliente pode fazer uma refeição completa (sopa, pão, bebida, prato, café e sobremesa) a um preço simpático. E a escolha é entre uma grande variedade de pratos. Ontem, por exemplo, havia dourada assada, salmão à casa, salada com queijo mozarela, lombo assado e medalhões de porco.

Os pratos que são servidos no restaurante estão também disponíveis no take-away.
“Utilizamos apenas ingredientes de qualidade excepcional. os clientes procuram-nos pela qualidade da nossa comida, por isso não facilitamos”, vincou Dino Reis.

Os clientes confirmam que os pratos confeccionados pela chefe Otília são de facto saborosos.
Lopes dos Santos, por exemplo, confessa que sempre que vem a Braga visitar clientes é no ‘Companhia dos Grelhados’ que almoça”. Ontem, optou pela picanha grelhada que estava “divinal”. “Gosto muito deste espaço, mas sobretudo da qualidade da comida. Nem consigo apontar um prato, porque são todos bons”, confessou.

Opinião idêntica foi partilhada por Gonçalves Pereira, que ontem se deliciou com uma bela posta à mirandesa. “Não é só aspecto que está bom, o sabor também”, referiu este industrial da área química de Ovar. “Quando venho a Braga visitar clientes é sempre aqui que almoço. Come-se muito bem”, garantiu.
Há clientes que gostam tanto da comida que até são capazes de desfrutar de dois pratos. Foi o caso de António Tavares que ontem não se conseguia decidir e acabou por comer lombo e medalhões.
“Estavam mesmo deliciosos”, referiu este cliente, que almoçou com um grupo de amigos.

16-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários: