quinta-feira, 2 de junho de 2011

‘Mãozinhas’: guitarrista virtuoso animou almoço no restaurante ‘Mar de Sinos’

Inseparável da sua guitarra, José Carlos Costa, conhecido no meio musical bracarense como ‘Mãozinhas’, foi o artista convidado para a edição de ontem da iniciativa ‘Venha almoçar connosco’ que decorreu no restaurante ‘Mar de Sinos’, localizado na Rua D. Paio Mendes, n.º 89, junto aos portais da Sé Catedral.


Aos 24 anos, José Carlos Costa vive exclusivamente da música. Referenciado no meio como “um excelente músico, muito virtuoso e eclético”, o ‘Mãozinhas’ começou a tocar guitarra aos 12 anos, um gosto que diz ter herdado de seu pai, também músico.
José Carlos Costa apostou na sua formação e actualmente, além de actuar como freelancer, também lecciona música e dirige workshops.

No entanto, percebe-se que é em palco que este músico bracarense é feliz.
As suas influências musicais são variadíssimas o que o torna um músico versátil, com um vasto repertório capaz de tocar e cantar vários géneros musicais. O artista tem trabalhado em vários locais e para diferentes tipos de público, desde restaurantes, hotéis, casamentos, e todo tipo de festas.

Recentemente, José Carlos Costa tem um novo projecto. Trata-se da ‘Crazybluesband’, onde é guitarrista e vocalista. A seu lado estão os músicos Álvaro Fonseca no baixo e Michael Silva na bateria.
Neste projecto, ‘Mãozinhas’ viaja para o seu lado mais virtuoso e espiritual, inde são claras as influências que recebeu de Eric Clapton, Rui Veloso, Buddy Guy, BB King, Mike Stern e Frank Gambale.

“Este projecto da ‘Crazybluesband’ situa-se na área dos blues, mas tem também umas misturas de funk e jazz. No fundo, é um projecto que cria um espírito mais livre dentro dos blues”, re-fere o guitarrista.
Este projecto da ‘Crazybluesband’ apresenta-se ao vivo no Tribeca Café Bar, no Porto, a 15 de Junho.

Em Braga, José Carlos Costa costuma actuar à quarta-feira à noite em jam sessions numa bar localizado em frente ao centro de formação profissional de Mazagão. “Não é sempre, mas na próxima quarta-feira é quase certo que vou estar lá”, conta o músico.

Para se perceber o quanto José Carlos Costa é eclético, basta referir que ele se “passeia” entre o rock, o jazz, e os blues, mas também na música mais popular e tradicional. ‘Mãozinhas’ foi um dos músicos convidados por Augusto Canário para participar na gravação do seu DVD ao vivo no Multiusos de Guimarães.

No decorrer do almoço no restaurante ‘Mar de Sinos’, José Carlos Costa revelou a razão da sua alcunha: “Desde muito cedo que comecei a participar em convívios musicais na cidade de Braga e pela minha forma divertida e virtuosa de tocar foi-me dada a alcunha de ‘Mãozinhas’. O nome acabou por ficar e actualmente, entre os músicos bracarenses, ninguém me conhece por José Carlos. Sou sempre o ‘Mãozinhas’”.

Boa gastronomia servida num mar de glamour

No Restaurante ‘Mar de Sinos’, localizado em pleno centro histórico de Braga, junto aos portais da Sé Catedral, encontramos um ambiente moderno, requintado e glamouroso. O espaço ideal para saborear uma cozinha europeia de autor que aposta na frescura e qualidade dos ingredientes e no impacto que o empratamento gera nos clientes.


Foi no ‘Mar de Sinos’ que ontem decorreu a iniciativa ‘Venha almoçar connosco’. Ao jornal ‘Correio do Minho’ e à rádio ‘Antena Minho’ juntou-se também o guitarrista José Carlos Costa que brindou os clientes com a interpretação de alguns temas ao vivo.

Além de uma esplanada magnífica, mesmo às portas da Sé Catedral e numa zona pedonal, o ‘Mar de Sinos’ conta ainda com duas salas de refeições, distribuídas por dois pisos, decorados em tons de branco com apontamentos em lilás. É um ambiente moderno, mas também acolhedor.
David e Liliana Pereira, os proprietários, recebem os clientes com uma simpatia ímpar, proporcionando um atendimento de excelência.

David Pereira destaca a loca-lização privilegiada deste restaurante e aproveita para apelar aos bracarenses para que desfrutem mais do centro histórico que é bonito, sossegado e onde se encontram casas que convidam a desfrutar de bons momentos à mesa.
É também David Pereira que explica o nome ‘Mar de Sinos’: “O restaurante localiza-se mesmo junto à Sé e a catedral tem um carrilhão com imensos sinos. Ao meio-dia este espaço é invadido por um autêntico ‘mar de sinos’ que brota desse carrilhão”.
Fotografias dos sinos da Sé foram também utilizadas na de-coração e podem ser apreciadas pelos clientes.

Gastronomia de excelência

Obviamente que não é apenas pela decoração que os clientes procuram o ‘Mar de Sinos’, a gastronomia é um dos motivos que justificam o sucesso deste espaço.
“A nossa gastronomia prima pela escolha de ingredientes seleccionados. O nosso grau de exigência é muito grande, pois a qualidade dos pratos que servimos está acima de tudo”, refere o empresário.


O mesmo é garantido pelo chefe António Araújo, que depois de muitos anos em cozinhas europeias, aceitou o desafio dos amigos David e Liliana Pereira para tomar conta da cozinha do ‘Mar de Sinos’. “Só utilizamos ingredientes frescos e de qualidade excepcional”, garante o chefe António Araújo, que selecciona diariamente o cardápio do restaurante.“Temos sempre pratos de carne e de peixe fresco, mas o chefe é que os define diariamente mediante os ingredientes que encontra”, explica Liliana Pereira. Ou seja, no ‘Mar de Sinos’ o cliente é surpreendido diariamente.
Ontem, à hora de almoço, os clientes foram aconselhados a saborear costeleta de vitela barrosã ou filetes de pescada com salada russa. À sobremesa, mousse de canela com ameixa em calda.

Ementa não é fixa

A ementa do ‘Mar de Sinos’ também muda com frequência: “Pelo menos de três em três em meses a nossa ementa é actuali-zada. Não queremos cair na rotina”, explica o Chefe Araújo.
Carré de borrego com crosta de alho, açorda de camarão, caril de camarão, tartar com tostas, arroz de tamboril e filetes de robalo com espuma de manteiga são apenas alguns dos pratos que pode saborear no ‘Mar de Sinos’.

Os clientes estão rendidos à gastronomia do chefe Araújo, sobretudo porque é clara a aposta no ditado ‘os olhos também comem’. Rui Ferreira, gerente bancário, almoça diariamente no ‘Mar de Sinos’, um restaurante que diz ter apenas “pontos fortes”. Além da localização em pleno centro histórico, Rui Ferreira valoriza também o atendimento personalizado e “a gastronomia que é diferente daquilo que encontramos habitualmente num restaurante”, é que “além de muito saborosos, os pratos são também apetecíveis visualmente”.

Conceição Vasconcelos, funcionária das Finanças é também cliente deste espaço. Sempre que tem oportunidade, o ‘Mar de Sinos’ é o restaurante que escolhe para almoçar com as amigas.
“Gosto muito do espaço, é um restaurante lindíssimo. A comida também é muito boa. Hoje (ontem), por exemplo, comi uns filetes de pescada que estavam divinais”, conta Conceição Vasconcelos.

Ontem, a hora de almoço no ‘Mar de Sinos’ foi animada pelo nosso convidado, José Carlos Costa, mas a música ao vivo tem sido também uma aposta do ‘Mar de Sinos’ sobretudo à hora de jantar. “Ainda este mês vamos ter uma noite dedicada ao fado. Ainda não está definido, mas será ao sábado”, avança David Pereira.

Sem comentários: